Caso ocorreu na terça-feira (23) em Pereira Barreto (SP). Rafael Borges da Silva contou que de imediato percebeu que era golpe por ter o contato do golpista salvo. Curioso com até onde a conversa poderia chegar, motorista respondeu. Criminoso não consegue aplicar golpe e pede que vítima passe outros contatos
Uma tentativa de golpe contra um caminhoneiro de Pereira Barreto, no interior de São Paulo, teve um desfecho inesperado. Isso porque, o criminoso pediu que a vítima encaminhasse outros contatos para ele tentar aplicar o estelionato. O caso aconteceu na última terça-feira (23).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Para tentar aplicar o golpe, o suspeito se passou por uma atendente de um banco. Ao g1, Rafael Borges da Silva contou que de imediato sabia que o contato era de um golpista, já que, em 2018, o pai dele também foi alvo do criminoso.
Na ocasião, Rafael afirmou que o pai perdeu R$ 4 mil e registrou boletim de ocorrência. Ele também acionou a Justiça para tentar recuperar o dinheiro.
“Meu nome é Patrícia Alves e sou assistente de análise de crédito (…) Gostaríamos de informar que há um novo limite pré-aprovado disponível para você em nosso sistema. Para prosseguir com a solicitação de aumento do limite, digite 1”, dizia a mensagem.
A primeira resposta do motorista, por meio de um áudio, foi para mostrar ao criminoso que já sabia que se tratava de um golpe: “Você já deu um golpe no meu pai com esse mesmo número. Aprenda a dar golpe, tá bom? Eu não caio na sua não”.
Irritado, o golpista retrucou e ainda confessou o crime contra o pai da vítima: “O golpe tá aí, cai quem quer. Seu pai caiu”, escreveu o suspeito.
Surpreendido e intrigado, Rafael explicou que tentou descobrir como o golpista tinha acesso aos dados. Para isso, enviou áudios em que conversa com o criminoso e diz que pode ajudá-lo com outros contatos para que aplicasse golpes. O motorista reforçou à reportagem que a investida era blefe.
“Tentei tirar o máximo de informação de como eles dão o golpes, tentar ver se ele abria o jogo e aonde ele iria chegar”, explica.
O criminoso, por sua vez, respondeu que enviaria dinheiro a Rafael caso tivesse sucesso em aplicar golpes em outras vítimas (escute acima e veja a transcrição abaixo). O golpista finalizou a troca de mensagens com um alerta: “Os meninos ‘é’ muito malandra. Tu não viu nada ainda”.
“Se eu roubar alguém, eu te fortaleço, mas se eu não roubar ninguém, aí nós dois vai sair no prejuízo, entendeu? Manda esses números que eu vou chamar. Se eu fizer alguma coisinha, você vai ganhar alguma coisinha também”, confessa o criminoso.
Não foi registrado boletim de ocorrência.
Transcrição
Golpista: Não, pô, eu falei que o golpe tá aí, caí quem quer. Ninguém é obrigado a nada, pô. Mas, se você quiser mandar esse contato aí, manda aí, pô. Manda aí, manda aí os contatos aí, pô, manda aí, já vou chamar agora. Então, se eu roubar alguém, pô, eu te fortaleço, mas se eu não roubar ninguém, aí nós dois vai sair no prejuízo, pô, entendeu? Tu não viu nada pô, tu não viu nada po, ainda. Os meninos ‘é’ muito malandro. Manda esses números aí, manda aí que eu vou chamar, entendeu? Se eu fizer alguma coisinha, você vai ganhar alguma coisinha também”.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM