As transações online têm ganhado cada vez mais força e, com a crescente modalidade, surgem grandes desafios de prevenção a golpes. Entenda como o mercado tem reagido a este ambiente Critérios de Segurança para não cair em golpe de transações financeiras
Divulgação: BePay Bank
Praticidade em pagamentos online requer segurança
Em um mundo cada vez mais digitalizado, as transações online se tornaram parte integrante da rotina. Segundo apontam dados do Banco Central, no ano de 2023, foram movimentados cerca de 10,89 trilhões de reais em transações instantâneas, número que evidencia que a vida financeira da maior parte dos brasileiros está em poucos toques em smartphones.
No entanto, a conveniência oferecida por esse ambiente também trouxe consigo desafios, principalmente no que diz respeito à segurança. Golpes de transação são uma ameaça real. A empresa CAF, especializada em segurança e prevenção de fraudes, evidencia que só em 2023, houve 365 milhões de tentativas de golpes financeiros por diversos canais.
O aumento de transações financeiras online ressalta a importância da segurança
Crédito: BePay Bank
Afinal o que são golpes?
São considerados golpes toda e qualquer transação feita através de terceiros que não esteja autorizada pelo titular dos valores, ocasionando perdas financeiras por parte dos titulares. Os golpes podem ter diferentes naturezas e modus operandi; existem os diretos, que utilizam dados dos usuários se passando por eles, mas também os indiretos, que podem fazer com que o mesmo passe informações autenticadoras.
De todos os modos, a vítima é direcionada pelos criminosos, de forma que muitas vezes se dá conta de que caiu em um golpe após a consumação deste.
O que é considerado golpe?
Crédito: BePay Bank
Como evitar cair em golpes?
Um dos meios mais eficazes de se proteger é recorrer a cuidados diários que te permitem proteger e autenticar informações de natureza delicada.
Proteja sua informações
Um dos meios de os criminosos conseguirem lesar suas vítimas é o envio de informações voluntárias das mesmas em canais abertos como redes sociais. Em momentos inofensivos como participar de trends que trazem datas, nomes e lugares, podem funcionar como peças de um quebra-cabeça que permitem que os golpistas cruzem informações e as usem para consumar o ato.
Atente-se aos canais
Um dos principais mecanismos usado pelos golpistas é se passar por instituições financeiras para coletar informações, envolvendo as vítimas em narrativas que muitas vezes trazem inúmeras falhas.
Atente-se na hora de tratar de suas transações, contate somente canais oficiais divulgados por bancos e não forneça informações em redes sociais, e-mails sem registro das instituições ou até mesmo mensagens via WhatsApp.
Ative mecanismos de autenticação
Informe-se nos canais oficiais das instituições financeiras com as quais você tem vínculos, veja quais são os mecanismos de segurança que elas oferecem e explore-os, sejam Tokens, reconhecimento facial, geolocalização, entre outros.
Instituições que atendem às suas necessidades
Além de se proteger, é importante contar com instituições financeiras que atendam às suas necessidades, oferecendo praticidade e segurança em suas transações. Movimento este que já vem acontecendo no mercado, as empresas de soluções de pagamento vêm desenvolvendo produtos completos e que oferecem toda segurança na hora de usar.
É preciso prestar atenção nos detalhes
Os especialistas da Bepay Bank nos alertam dos passos citados, e destacam a necessidade de observar os mínimos detalhes como, por exemplo, verificar se o site possui HTTPs, fator fundamental para assegurar a veracidade do ambiente em que a transação acontece.
A Fintech que já é reconhecida por sua expertise no mercado de pagamentos online, tem centralizado sua experiência em transações financeiras e produtos inovadores, tecnológicos, oferecendo segurança e proteção das informações dos clientes.
BePay Bank: uma alternativa global para suas transações
A BePay Bank, uma empresa de soluções de pagamentos no Brasil e no exterior, surgiu como uma resposta a essa demanda global. A Fintech oferece um meio seguro e completo de fazer transações financeiras internacionais e, em parceria com a Visa, que já tem renome e presença mundial, lançaram o Visa Direct.
Visa Direct trata-se de um meio de envio de remessa internacional de forma prática, segura e desburocratizada para pessoa física. A transação parte de uma lógica simplista, com um breve cadastro e na sequência a informação do valor em moeda estrangeira que deseja enviar seguido do número do cartão Visa do beneficiário no exterior, que poderá ser débito ou crédito.
O produto já foi disponibilizado para o público geral e pode ser acessado por meio do site bepaybank.com
Plataforma BePay Bank possibilita o envio de dinheiro para o exterior com facilidade, rapidez e segurança
Crédito: BePay Bank
SERVIÇO
Bepay Bank: O jeito + fácil de fazer câmbio
Acesse bepaybank.com
Entre em contato pelo e-mail imprensa@bepay.tech
Veja também nossa fanpage ou veja nossas fotos em nossa rede social