Produção mergulha nas relações humanas e nas complexidades da vida contemporânea do interior de Minas Gerais. Filme será lançado no sábado (9), em Patrocínio, e depois estará disponível no YouTube. Filme possui 90% da equipe natural de Patrocínio e celebra o cinema independente no interior de MG.
Ítalo Vieira/Amanhã Filmes
“Crônicas de Apartamento: histórias para serem vistas antes de sair de casa” é o título do filme patrocinense que estreia no sábado (9), às 20h, na Biblioteca Pública Municipal de Patrocínio, com entrada gratuita.
O curta-metragem ficcional mergulha nas relações humanas e nas complexidades da vida contemporânea do interior de Minas Gerais. Em um prédio comum, onde os apartamentos abrigam histórias singulares, quatro personagens navegam pelas circunstâncias da vida cotidiana durante a pandemia de Covid-19.
O g1 entrevistou a roteirista e diretora do filme, Lara Pires, sobre a produção.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Sinopse
O filme conta a história de Sofia, Gabriel, Olga e Diego, que exploram conexões invisíveis e evidenciam como mesmo as jornadas individuais podem influenciar e inspirar umas às outras.
Sofia, uma artista visual, questiona sua paixão profissional ao encontrar um buraco na parede do seu quarto. Gabriel, advogado, encara sua orientação sexual e compara sua vida com a de uma minhoca que vive dentro de seu vaso de flores.
Olga, síndica, busca equilibrar a dor constante do luto recente e as responsabilidades do cotidiano presente. Diego, jovem músico em busca de sucesso, enfrenta os desafios de um relacionamento à distância.
Em meio a cores vibrantes, que referenciam o “subverso” de cada personagem no filme, os protagonistas lidam com incertezas profissionais, autodescobertas, solitude e conflitos relacionais.
Crônicas de Apartamento: histórias para serem vistas antes de sair de casa
Ítalo Vieira/Amanhã Filmes
Parceria de longa data
Lara divide a autoria do projeto com ítalo Vieira, outro patrocinense. Ela explica que a parceria entre eles é antiga.
“O curta marca o meu reencontro profissional com o Ítalo Vieira, que é quem assina comigo o roteiro e a direção. Nós nos conhecemos no ensino fundamental. Oito anos depois, eu convidei ele para fazer a fotografia e a edição de um web série, a Versos do Subverso. Enfim, deu muito certo esse encontro profissional”, explica ela.
Assim, para o roteiro, a maior referência de Lara e Ítalo foi o próprio projeto anterior, o Versos do Subverso. Ela conta que a web série foi escrita a partir de várias crônicas autorais que Lara escrevia na época, que falavam muito sobre aquele contexto da pandemia que era vivido e sobre o inconsciente do narrador, que foi chamado de “subverso”, termo levado para o novo filme.
A roteirista relata que Crônicas de Apartamento foi desenvolvido de forma coletiva e contou com uma equipe principal de quatro técnicos profissionais, que partem da vontade de fazer cinema no interior. São eles: Lara, que assina roteiro, direção e gestão do projeto; Ítalo Vieira que assina roteiro, direção, fotografia e edição; Fernanda Lara, comunicadora e produtora; e David Lacerda, gestor financeiro do projeto e produtor.
Bastidores das filmagens do curta, também em Patrocínio
Davds Lacerda/Divulgação
Pandemia
Ela explica que o trabalho começou a partir da escrita de crônicas, em uma tentativa de explicitar o momento vivido na pandemia.
“Queríamos achar uma forma de criar a partir de si, do outro e do que temos de mais comum na rotina. Por exemplo, contar de um momento de luto, um estresse no apartamento por conta de um vizinho que é muito barulhento, um jantar romântico por videochamada. A gente usava temas que naquela época nos inquietava”, conta ela.
Desta forma, as quatro crônicas se unem pelo espaço e tempo onde estão sendo contadas, mas cada personagem tem o seu conflito interno dentro da dinâmica pessoal de cada apartamento.
Uma das personagens do curta vive o luto.
Ítalo Vieira/Amanhã Filmes
Cinema no interior
Lara conta que o objetivo sempre foi “brincar de cinema” em Patrocínio, onde 90% dos envolvidos na produção e todo o elenco nasceu e cresceu.
“Nós queríamos fomentar a produção local da cidade de Patrocínio e enriquecer a nossa experiência ali, no lugar em que fomos nascidos e criados. Então, a ideia do filme surge a partir desse desejo, dessa paixão por fazer cinema e ver as coisas acontecerem”, explica.
O projeto, é claro, selecionou atores e atrizes patrocinenses para dar vida às personagens da trama.
“A cidade de Patrocínio carrega parte importante da minha história. Carrega as histórias dos meus ancestrais. E foi aqui, principalmente, que eu comecei o sonho de ser artista. Gerar a economia da cidade é garantir de certa forma, nas contrapartidas, algum tipo de formação para esses artistas que estão começando e até o que estão já no mercado de trabalho”, conta ela.
Lara destaca que Crônicas de Apartamento é uma ação realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Prefeitura Municipal de Patrocínio/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, através de edital e de parcerias privadas.
“É muito difícil fazer cinema no interior, é muito difícil fazer arte e é por isso que é tão importante a existência de política públicas, culturais, que fomentam o fazer artístico, que pluralizam. Porque a arte também é um instrumento de transformação social.”
Após o lançamento, o curta estará disponível na página do coletivo LIFA Arte, no YouTube.
Filme teve financiamento público, por meio da Lei Paulo Gustavo, e privada.
Davds Lacerda/Divulgação
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
LEIA TAMBÉM:
AGENDA CULTURAL: Lançamento de filme, encontro literário e stand up: confira como será o fim de semana em Uberlândia e região
📲 Siga as redes sociais do g1 Triângulo: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Triângulo
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas