Movimento é feito para preservar a fachada do prédio, construído na década de 1970. As duas estruturas são voltadas para Barra Norte e Barra Sul da cidade. Vídeo mostra o funcionamento. Cubos de vidro a 120 metros de altura em Balneário Camboriú são retráteis
Os cubos de vidro que prometem aos visitantes uma “sensação única de flutuar a 120 metros de altura” em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, são retráteis e “recolhidos” todas as noites, segundo a empresa responsável (veja o funcionamento no vídeo acima).
O movimento, que ocorre a partir do acionamento de botões, é feito para preservar a fachada do prédio conhecido como marco da verticalização da cidade, construído na década de 1970.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Conforme o Summit BC, como é chamado o local, os cubos são expostos no início do expediente, às 10h, e recolhidos às 20h.
O engenheiro responsável, Ary Manoel Onofre, diz que toda a carcaça de vidro está ancorada e fixada em uma estrutura metálica, funcionando como um vagão/elevador que tem duas vezes o comprimento do vidro.
Cinco metros estão presos nas duas lajes do edifício e os quatro pilares da edificação, garantindo a sustentação necessária.
“Já o vidro tem conectores em aço com capacidade de carga de 2,5t por conector! Ele é desenvolvido com tecnologia de 3 lâminas de vidro e duas películas. Esse ‘sanduíche’ de vidros e películas de alta resistência formam uma peça com capacidade de carga de 1t”.
As duas estruturas são voltadas para Barra Norte e Barra Sul da cidade, e têm vista para a Praia Central, arranha-céus entre os mais altos residenciais do país e outros pontos turísticos da cidade, como a Ilha das Cabras e a roda-gigante.
“Toda essa tecnologia, antes de ser fabricada, é levada a testes em modelos computacionais com servidores de cálculo na Alemanha. É a mesma tecnologia usada para cálculo de piscinas de vidro, em que o vidro suporta grandes cargas”, explica o engenheiro.
Cubo de vidro a 120 metros de altura em Balneário Camboriú é retrátil
Summit BC/ Divulgação
Os cubos de vidro
Segundo a empresa responsável pela atração, os cubos são feitos de vidros temperados e multi laminados, com três camadas de 10mm cada. Ele suporta até 1,5 tonelada.
“É cinco vezes mais resistente do que um vidro comum”, destaca.
O Summit BC, como é chamado, fica na cobertura de um edifício de 30 andares, da década de 1970, conhecido por ser um marco da verticalização de Balneário Camboriú. O município é o 2º do país com maior proporção da população vivendo em apartamentos.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias