Projeto Verde Novo reforça que planejando, dá para viver em lugares urbanizados e cheio de natureza em volta Anderson Rodrigues, explica que hoje o contato de árvores com as redes de energia, é o principal causador de interrupções no fornecimento.
Assessoria Projeto Verde Novo
A previsão de temperaturas ainda mais elevadas em Mato Grosso, especialmente Cuiabá, trazem preocupação de especialistas sobre como ter uma faixa verde cada vez maior nas cidades sem impactar em estruturas de serviços fundamentais, como redes de saneamento e energia.
O gerente de operações da Energisa, Anderson Rodrigues, explica que hoje o contato de árvores com as redes de energia, é o principal causador de interrupções no fornecimento e que mutirões têm sido realizados pela empresa para fazer a poda emergencial de galhos muito próximos ou que já estejam tocando nas redes. Só em Rondonópolis foram cortados galhos em 3,2 mil árvores.
“Quando a gente fala de meio ambiente, tem que entender que essas árvores são um bem para as nossas cidades e para o nosso estado. Então a gente tem a preocupação em fazer um corte que não as coloque em risco. Mas também não podemos deixar um acidente sério acontecer, como o rompimento de fios numa tempestade, por exemplo”, destacou Anderson.
Sérgio Savioli Resende explica que todas as mudas plantadas pelo programa têm um senso de planejamento.
Assessoria Projeto Verde Novo
O gerente explica que esse cenário só reforça a necessidade do plantio consciente – um trabalho que vem sendo multiplicado pelo Verde Novo. O projeto é patrocinado pela Energisa.
“Esse cenário é o ideal. Ter espécies que tenham tamanho adequado. E pense só… você plantando certo, não vai também quebrar calçadas, estruturas de fundação, muros, redes de água e esgoto – ou seja, vai evitar prejuízos,” comentou o gerente da concessionária.
O coordenador do programa Verde Novo, Sérgio Savioli Resende explica que todas as mudas plantadas pelo programa têm um senso de planejamento, sendo ainda espécies nativas da região. As mais indicadas para plantio em locais residenciais variam desde ipês, angicos, as aroeiras e salsas. Algumas árvores frutíferas indicadas são goiabeira, cajueiro, amoreira e jabuticabeira. Mas o especialista dá outras dicas quanto a altura e tipos de raízes.
Algumas árvores frutíferas indicadas são goiabeira, cajueiro, amoreira e jabuticabeira.
Assessoria Projeto Verde Novo
Já plantei, e agora?
A manutenção da árvore é de extrema importância e entre as ações a poda preventiva pode evitar acidentes. A obrigação da poda, em residências particulares, é do dono das áreas.
A concessionária alerta para alguns cuidados, como não fazer podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nesses casos, entre em contato com a Energisa.
E caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.
A obrigação da poda, em residências particulares, é do dono das áreas.
Assessoria Projeto Verde Novo