Para preservar a saúde e obter os resultados esperados, os cuidados pré e pós-operatórios são indispensáveis para quem realiza a Lipoescultura
Crédito: Envato Elements
Um dos desejos mais procurados nos consultórios de Cirurgia Plástica diz respeito a ter um melhor contorno do corpo, o que pode ser alcançado com a associação da Lipoaspiração com a enxertia de gordura, o que chamamos de Lipoescultura, que consiste na retirada do excesso de gordura de determinadas regiões do corpo como abdômen, coxas e braços, e são estrategicamente inseridos em outros locais como glúteos e mamas.
Entretanto, assim como toda inserção cirúrgica, a Lipoescultura exige cuidados pré e pós-operatórios para que se obtenha os resultados esperados com segurança.
Cuidados pré-operatórios
É preciso que o paciente passe por uma avaliação meticulosa começando pela primeira consulta com o cirurgião plástico que analisará o caso e encaminhará aos exames necessários. Tendo conhecimento sobre as condições de saúde, o médico vai alinhar as expectativas e explicar detalhes do procedimento a ser realizado, a partir disso encaminhando para o agendamento da cirurgia.
Cuidados pós-operatórios
Após a realização, algumas atitudes precisam ser tomadas como o repouso adequado e recomendado pelo cirurgião de uma a duas semanas, realizar sessões de drenagem linfática para potencializar a recuperação, ter uma alimentação balanceada, não se expor ao sol e evitar atividades que envolvam muito esforço físico pelo período de menos três meses.
Também é recomendada a utilização da cinta modeladora que vai ajudar na cicatrização e no processo de diminuir o inchaço do corpo. Outro ponto importante é tomar somente as medicações indicadas pelo cirurgião e, notando qualquer anormalidade, comunicar a equipe médica.
Dr. Nelson Letizio – CRM 39.108