11 de outubro de 2024

Curada do câncer de mama, servidora da Justiça se mobiliza para conscientizar colegas no Outubro Rosa

Michele montou uma exposição no hall da Cidade Judiciária de Campinas para atrair a atenção das mulheres sobre a prevenção da câncer de mama. Curada do câncer de mama, servidora da Justiça se mobiliza para conscientizar colegas
Curada do câncer de mama em 2015, Michele da Conceição, servidora pública da Vara da Infância e Juventude de Campinas (SP), passou a dedicar os meses de outubro, de prevenção sobre a doença, para levar conscientização às colegas de trabalho.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A estratégia de Michele neste ano foi levar à Cidade Judiciária de Campinas, local onde trabalha, uma exposição filatélica cuja coleção reconta a história de selos postais que falaram sobre o câncer de mama ao longo dos anos. Uma forma de atrair a atenção das mulheres.
“Sempre apoiei o movimento do Outubro Rosa, mas desde 2015 quando descobri que estava com câncer, venho realizando atos nesse período para conscientizar as pessoas a respeito da prevenção da doença”, conta Michele.
Do diagnóstico à cura
A servidora descobriu que estava com câncer de mama em 2015, passou por tratamentos de quimioterapia e radioterapia e conseguiu se curar no mesmo ano. Nesse período, tentou manter a rotina.
“Foi importante para mim continuar realizando minhas tarefas diárias, mesmo que adaptadas ao tratamento, porque fez com que eu vivesse um dia de cada vez, além de me fazer pensar que a cada dia estava mais próxima da cura”, relata.
Oficial da Justiça que já teve câncer de mama cria exposição filatélica em prol do Outubro Rosa
Estevão Mamédio/g1
Michele contou que assumiu a careca quando teve o câncer e atualmente procura ajudar mulheres que passam pelo mesma situação a encontrar a beleza durante o tratamento.
Este é o nono ano em que Michele promove ações em prol da conscientização da doença na Cidade Judiciária, local que sedia os fóruns do Judiciário em Campinas. A ideia de levar prevenção às mulheres foi uma forma de agradecimento às colegas que tanto ajudaram nesse período difícil.
Exposição
Incidência do câncer de mama aumenta nos últimos anos em Campinas
A ideia da exposição surgiu numa conversa com o marido, Almir Bufalo, vice-presidente do clube filatélico de Jundiaí. Ele já tinha feito uma coleção sobre a beleza feminina para a esposa, mas, juntos, decidiram levar novos materiais e produzir a exposição na Cidade Judiciária.
Michele explicou ao g1 que as coleções expostas evidenciam a importância de falar sobre a autoestima da mulher que passa por um tratamento de câncer de mama, que envolve queda de cabelo, pelos e às vezes a retirada da mama.
Segundo Almir, a mostra tem duas coleções e algumas peças de curiosidades. A coleção feita especialmente para o Outubro Rosa recebeu o nome “Se Toca Linda” para incentivar o autoexame e conta com selos relacionados ao movimento desde a década de 1940.
Já a coleção “Beleza Feminina” expõe os v-mails, que eram cartas filatélicas enviadas por soldados às suas esposas durante a Segunda Guerra Mundial. Essas peças contêm imagens relacionadas a mulheres e ao universo feminino.
Na exposição, há selos nacionais e internacionais de 1948 até os dias atuais com a temática da campanha. A exposição termina nesta sexta-feira (11).
*Sob supervisão de João Gabriel Alvarenga
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Mais Notícias