Personagens criados pelo desenhista ilustraram campanha de incentivo à reciclagem no anos 1990. Em 2022, o mineiro reformulou e atualizou características dos integrantes; veja fotos. Ziraldo criou e, quase 30 anos depois, reformulou a ‘Família Folhas’
Divulgação
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), decretou luto oficial pela morte neste sábado (6) do desenhista e escritor Ziraldo, criador da Família Folhas – personagens de campanha municipal de incentivo à sustentabilidade criada nos anos 1990 e reformulada recentemente pelo próprio cartunista.
Até hoje quem circula pela capital paranaense encontra as obras de Ziraldo em peças educativas instaladas em placas, lixeiras e caminhões de lixo, por exemplo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Mineiro de Caratinga, Ziraldo morreu dormindo aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Ele foi criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”.
“Ziraldo foi um lidador da liberdade e defensor da democracia, mentor do jornal O Pasquim. Também criou o antológico Menino Maluquinho e dezenas de outros personagens. Vá em paz querido amigo mineiro, apaixonado pelo Rio e por Curitiba.
A Família Folha original criada em 1993 era composta por quatro pessoas: Seu Folha, Dona Fofô, Fofis e Fifo. Os personagens, usados principalmente em campanhas educativas sobre a reciclagem de lixo, estão na memória de muitos moradores.
Anos depois, em 2022, Ziraldo fez parte da reformulação da família, que foi atualizada aos desafios atuais de sustentabilidade.
Fofis virou mãe solo de um menino e de uma adolescente PCD (pessoa com deficiência), enquanto Fifo virou o “pai” do pet Folha Folheco, um cãozinho adotado. Veja:
Família Folhas faz parte de iniciativa do município de incentivo à sustentabilidade
Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Investigação: Defesa de suspeito de cortar corda que segurava trabalhador em prédio afirma que família não foi informada sobre internação do preso antes da morte dele
Festival de Curitiba: Gastronomix 2024 tem pratos de alta gastronomia por até R$ 35; veja cardápio
Jorge Guaranho: Acusado de matar tesoureiro do PT de Foz do Iguaçu cai e quebra braço na prisão
VÍDEO: Os mais assistidos do g1 PR
Leia mais notícias do estado em g1 Paraná.