Instituição utiliza realidade virtual e simulação realística com modelos de alta fidelidade para que estudantes vivam experiências da prática médica em ambiente controlado A inteligência artificial tem se destacado cada vez mais na área educacional. A tecnologia tem ajudado professores e estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A chegada da internet 5G no Brasil tem fortalecido o debate, especialmente na área da saúde, entretanto, a resposta pode ser encontrada facilmente nas unidades da Unex que ofertam a graduação em Medicina.
Tanto na Unex Centro Universitário de Excelência em Feira de Santana e Vitória da Conquista quanto na Unex Faculdade de Excelência em Itabuna e Jequié, a tecnologia presente nos laboratórios e nas salas de aula tem estimulado o aprendizado dos estudantes no âmbito teórico e prático.
Estudante de Medicina da Unex utiliza mesa anatômica para estudar o corpo humano. O equipamento permite explorar todo o corpo humano em formato tridimensional
Unex
A evolução da área médica passa, desde a descoberta de novos medicamentos até novas técnicas e procedimentos que visam melhorar a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, desde o primeiro semestre, estudantes do curso de Medicina da Unex utilizam softwares especializados em disciplinas primárias.
“Todos os nossos laboratórios possuem uma tecnologia apropriada para o ensino. Temos os laboratórios básicos, utilizados para aquelas fases iniciais do curso, mas também os tecnológicos com os óculos de realidade virtual, os modelos de alta fidelidade e a tela anatômica, onde o estudante pode entender e analisar as estruturas do corpo humano, dissecar, virtualmente, o corpo humano, reconstruir imagens de tomografia e ressonância magnética em modelo 3D”, explica o coordenador do eixo básico do curso, Tiago Veltri.
A evolução da área médica passa, desde a descoberta de novos medicamentos até novas técnicas e procedimentos que visam melhorar a qualidade de vida do paciente. Neste sentido, desde o primeiro semestre, estudantes do curso de Medicina da Unex utilizam softwares especializados em disciplinas primárias. “Todos os nossos laboratórios possuem uma tecnologia apropriada para o ensino. Temos os laboratórios básicos, utilizados para aquelas fases iniciais do curso, mas também os tecnológicos com os óculos de realidade virtual, os modelos de alta fidelidade e a tela anatômica, onde o estudante pode entender e analisar as estruturas do corpo humano, dissecar, virtualmente, o corpo humano, reconstruir imagens de tomografia e ressonância magnética em modelo 3D”, explica o coordenador do eixo básico do curso, Tiago Veltri.
Unex
Sensação no meio acadêmico, os modelos Aires e Lucinda – simuladores de alta fidelidade – auxiliam no diagnóstico de diversas patologias e contribuem para o aprendizado. Os simuladores obedecem diversos comandos, como parada cardíaca, pulsação, ventilação, permite massagem cardíaca, aceita infusões, tem reflexos, distúrbios neurológicos e simulam até um parto simples ou com complicações.
Os estudantes que escolhem a Unex têm acesso a simulações práticas de atendimento já nos primeiros períodos do curso, nos laboratórios de práticas médicas e cirúrgicas. Em salas de atendimento clínico, os alunos praticam o atendimento humanizado, sob o olhar atento de um professor tutor. Toda a ação é transmitida para os colegas, em tempo real, através de um moderno sistema audiovisual.
Simulação de atendimento realizado durante aula prática
Unex
No 5º período do curso de Medicina na Unex, em Feira de Santana, o estudante Sílvio Luiz de Oliveira Filho diz que a tecnologia deixa as aulas muito mais interessantes.
“A tecnologia disponibilizada pela faculdade ajuda da melhor maneira possível. Os simuladores realísticos são um diferencial no ensino de excelência e as telas que permitem visualizar o corpo humano por completo e com função de cada órgão. Com certeza a tecnologia ajuda a assimilar os diversos assuntos que aprendemos dentro da sala de aula”, disse o estudante.
LABORATÓRIOS DE PRÁTICAS