26 de outubro de 2024

DAE estuda fim do rodízio de água após rio Batalha ultrapassar nível ideal em Bauru

Lagoa de captação do Rio Batalha, após chuvas volumosas na região, atingiu 3.40m às 14h deste sábado (26), acima do nível ideal. Departamento de Água e Esgoto (DAE) estuda suspensão do rodízio, que depende da normalização das chuvas na região. Lagoa de captação do Rio Batalha passa os três metros em Bauru
TV Tem/ reprodução
Após as chuvas volumosas que elevaram o nível da lagoa de captação do Rio Batalha, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) informou que estuda interromper o racionamento de água em Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Mais de um mês após a lagoa ter atingido o menor nível dos últimos dez anos, com apenas 1,08 metros, o índice da lagoa atingiu 3,43m, no início da tarde deste sábado (26).
Mesmo com a crescente na vazão do rio e acima do nível considerado ideal pela autarquia, o DAE ainda não anunciou nenhuma mudança no rodízio de água, que completa mais de cinco meses.
Em nota, a autarquia afirma que estuda a possibilidade e, no momento, aproveita o recente aumento da disponibilidade hídrica do Rio Batalha para recuperar os níveis dos reservatórios e garantir sustentabilidade do abastecimento a longo prazo.
Além disso, o DAE afirma que a suspensão depende da normalização das chuvas na região, com a perspectiva positiva para os próximos dias. Bauru registrou 30,7 milímetros de chuva na sexta-feira (25), de acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet). Outubro acumula quase 123 milímetros de chuva.
Veja o antes e depois da lagoa de captação após chuvas volumosas em Bauru (SP)
Initial plugin text
O rodízio afeta aproximadamente 124 mil moradores em Bauru. Segue na conformação, 24 bairros, e outros 48 sem fornecimento, com a ordem dos grupos preestabelecida anteriormente.
Grupo 1: Vila Independência.
Grupo 2: Centro, Altos da Cidade, Jardim Ouro Verde e Parque dos Sabiás.
Grupo 3: Vila Falcão, Alto Paraíso e parte do Jardim Industrial.
É possível verificar os bairros inseridos no racionamento e solicitar o caminhão-pipa através do site da autarquia. A solicitação via Seção de Atendimento ao Público (SAP) do DAE deve ser feita pelo número 0800 7710 195, que recebe chamadas de telefone fixo e celular.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias