9 de janeiro de 2025

Das origens humildes à elite do esporte: Skatista Pâmela Rosa é uma das principais chances de medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris

A jovem de apenas 25 anos nasceu e cresceu no bairro Jardim Cerejeiras, Zona Leste. Hoje está em Paris, para a disputa dos Jogos Olímpicos, e vai em busca da medalha de ouro. Pâmela Rosa nos Jogos Pan-Americanos
Alexandre Loureiro/COB
A skatista Pâmela Rosa, de São José dos Campos, é uma das principais esperanças de medalha para o Brasil nas Olimpíadas de Paris. A modalidade dela – o skate street feminino – será realizada ao longo deste domingo (28). Globo, ge, sportv e Globoplay transmitem as etapas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Pâmela Rosa tem apenas 25 anos. Ela nasceu e cresceu no bairro Jardim Cerejeiras, Zona Leste de São José. Foi também o local onde deu as primeiras manobras de skate, que se tornaria seu trabalho. As ruas e uma pista do bairro eram seus lugares preferidos.
Pâmela Rosa ainda criança com o skate
Arquivo pessoal
Já na infância Pâmela de destacava e chamava atenção pela facilidade que tinha sobre as quatro rodinhas. Tanto que, ainda criança, começou a ganhar torneios amadores e, a partir disso, convites para disputar campeonatos importantes no cenário, que aconteciam fora do país.
Nesta época, o principal desafio era o financeiro. A família morava em uma casa pequena e Pâmela dormia no chão. Mesmo com tanta dificuldade, a família se esforçava para apoiar o sonho da garota e custear as viagens para as competições.
Pâmela Rosa descansando antes de competição
Arquivo pessoal
Pâmela Rosa com a mãe, Evânia, em São José dos Campos
Danilo Sardinha/GloboEsporte.com
Deu muito certo. Hoje, aos 25 anos, a jovem já conquistou diversos títulos: Mundial Street, X-Games, Dew Tour, STU OPEN 2019, entre outros.
Pâmela Rosa também liderou o ranking mundial do skate street feminino diversas vezes. O currículo recheado a levou às Olimpíadas de Tóquio, em 2021 – primeira participação da modalidade nos Jogos Olímpicos.
A skatista joseense era uma esperança de medalha para o Brasil no Japão, mas acabou em 10° lugar por conta de uma lesão no tornozelo.
Lesão de Pâmela Rosa
Reprodução
Por conta disso, Pâmela Rosa tomou todos os cuidados nos últimos meses e se preparou para chegar 100% fisicamente a Paris e finalmente poder brigar pelo pódio.
Além da dedicação e dos cuidados com a saúde, ela também não deixa de lado as origens e a gratidão pelo local onde tudo começou.
Pâmela já organizou campeonatos para skatistas amadores em São José dos Campos. O Objetivo é proporcionar oportunidades para novos talentos e popularizar o skate. Outro exemplo disso é que ela também já inaugurou uma pista no bairro Jardim Cerejeiras, em 2023.
Pâmela Rosa inaugura pista profissional em São José dos Campos
Divulgação
E mesmo diante da rotina de treinos e competições, frequentemente Pâmela Rosa está em São José.
Os moradores da cidade natal da skatista esperam recebê-la com a medalha olímpica na próxima vez.
Skatista Pâmela Rosa
Thiago da Luz
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias