Iluminação voltada para evitar enjoo, paineis projetados no para-brisa e assistentes de voz comandados por IA: veja as principais novidades tecnológicas que vão invadir os carros nos próximos anos O novo série X está em exibição no estande da BMW na CES
Associated Press
As montadoras não economizaram esforços para mostrar seus mais recentes avanços em experiências dentro dos veículos na CES (a feira anual da Consumer Technology Association’s), que reúne tudo sobre tecnologia, em Las Vegas, nesta semana.
A Hyundai apresentou uma tecnologia holográfica para para-brisas inteiros, enquanto a BMW destacou seu novo display panorâmico “iDrive”. Honda e Sony Honda Mobility mostraram o que os consumidores podem esperar de seus próximos veículos elétricos. Confira todas as tecnologias à seguir:
Os protótipos do Honda 0 SUV, à direita, e do Honda 0 Saloon EV estão em exibição no estande da Honda
Associated Press
Muitas dessas melhorias na condução têm como objetivo “tornar a vida a bordo mais confortável”, explica Axel Maschka, vice-presidente executivo e chefe da divisão de negócios da Hyundai. E para alguns consumidores de hoje, ele acrescenta, “esse ‘espaço vital’” do interior de um carro se tornou uma parte dominante do apelo de um veículo.
O display holográfico no para-brisa da Hyundai oferece uma amostra disso. A tecnologia, que não estará no mercado por pelo menos mais alguns anos, projeta informações que vão desde a velocidade de condução até alertas de segurança por todo o para-brisa. São mostradas, inclusive, opções de entretenimento para quem não está dirigindo.
Para manter os olhos do motorista na estrada, o display panorâmico parece diferente dependendo de onde você está sentado. Uma demonstração da empresa sul-coreana mostra que o passageiro da primeira fila pode assistir a um filme ou jogar um videogame projetado à sua frente, mas isso não é visível para o motorista.
LEIA MAIS
LISTA: veja as 10 motos novas mais vendidas do Brasil em 2024
Volkswagen T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil em 2024; veja a lista
Vendas de motos usadas batem recorde em 2024, com mais de 3,4 milhões de unidades
Maschka afirma que o para-brisa holográfico oferece aos motoristas uma visão mais fácil das informações-chave em sua linha de visão e mantém outras distrações no carro fora de vista.
E a Hyundai não é a única a dar um novo visual aos assentos dianteiros dos carros. A BMW também apresentou seu novo iDrive panorâmico e o Sistema Operacional X nesta semana.
O iDrive da BMW logo estará presente em todos os novos modelos que chegarão ao mercado a partir do final deste ano. O sistema projeta uma exibição panorâmica no para-brisa inferior dos veículos — controlado por uma tela sensível ao toque abaixo e comandos de voz — e pode ser personalizado com diferentes cores, aplicativos e outras preferências.
Uma tela exibindo o novo BMW iDrive panorâmico é exibida na feira
Associated Press
A Sony Honda Mobility afirmou que o “Afeela 1” incluirá um agente de voz interativo alimentado por IA. Nas declarações de segunda-feira, o CEO Yasuhide Mizuno disse que “os clientes poderão se entreter conversando com o Afeela 1” — observando que o agente do Afeela é “focado na conversa” e “fala proativamente com você” para fornecer informações úteis enquanto você dirige.
O Afeela 1, programado para ser lançado ainda este ano com entregas previstas para meados de 2026, também oferece uma tela panorâmica e um sistema de entretenimento repleto de aplicativos. As reservas online para o carro foram abertas na Califórnia nesta semana.
Enquanto isso, a Honda destacou a “otimização ultra-pessoal” para os clientes de sua próxima linha de veículos elétricos da série 0 — cujos dois primeiros modelos devem ser lançados na América do Norte no próximo ano.
Um display holográfico é projetado no para-brisa de um carro no estande da Hyundai durante a feira de tecnologia CES
Associated Press
A marca japonesa apresentou o sistema operacional que planeja usar em todos os modelos da série 0, o “AISMO OS”, que, segundo a empresa, será integrado às operações do veículo, desde direção autônoma e assistência avançada ao motorista até entretenimento interno.
As funções do software no veículo também continuarão a ser atualizadas após a compra. “Quanto mais for usado, mais personalizado ele se tornará”, afirmou Katsushi Inoue, chefe global de desenvolvimento de negócios de eletrificação da Honda, em declarações de terça-feira.
Embora haja grande entusiasmo em torno dos mais recentes recursos apresentados pelas montadoras, como os exibidos na CES desta semana, também surgiram questionamentos sobre o excesso de novos recursos.
O novo série X está em exibição no estande da BMW na CES
Associated Press
“É definitivamente fácil se sentir um pouco sobrecarregado pela quantidade de tecnologia nos carros… especialmente quando você tem carros com três, quatro, cinco ou seis telas diferentes que oferecem interfaces distintas”, disse Tim Stevens, analista automotivo e jornalista que participou da CES esta semana.
Mas, acrescentou Stevens, isso também mostra o quanto a integração de tecnologias como IA pode ser promissora — como os assistentes de voz dentro do carro. Se você pode “ter uma conversa com seu carro” para pedir direções detalhadas ou sugestões de restaurantes, ele explica, isso pode reduzir distrações como usar o celular enquanto dirige.
Além das experiências dentro do veículo, os carros elétricos apresentados na CES desta semana também deram destaque ao estado da energia sustentável na indústria automobilística atual — e à necessidade de expandir as fontes de acesso para os consumidores.
Além de uma parceria previamente anunciada com sete outras montadoras para criar a rede de carregamento “IONNA” na América do Norte, a Honda anunciou na terça-feira (7) que planeja expandir tais esforços “para garantir que os proprietários da Honda da série 0 terão acesso a mais de 100.000 estações de carregamento até 2030.”
A japonesa também está explorando formas de oferecer experiências de carregamento “personalizadas” para seus clientes de veículos elétricos no futuro. A empresa disse estar considerando incorporar tecnologia de IA dos serviços da Amazon para ajudar as pessoas a encontrar estações de carregamento próximas, por exemplo, ou simplificar os pagamentos.