Programa da Globo Minas apresentado por Renata do Carmo e Zu Moreira começa depois do Terra de Minas Zu Moreira e Renata do Carmo apresentam o Rolê nas Gerais, que estreia nova temporada neste sábado, depois do Terra de Minas
Douglas Magno
A partir deste sábado (13) estreia a quinta temporada do Rolê nas Gerais, programa da Rede Globo Minas que vem revolucionando a TV aberta, por abrir espaço para as periferias e aglomerados da região metropolitana de Belo Horizonte. O programa vai ao ar por volta das 15h, logo após o Terra de Minas.
A proposta do programa se mantém: contar histórias sobre o cotidiano das pessoas nas comunidades e ampliar as vozes, discursos e cultura potentes nessas regiões, mas que nem sempre têm espaço para romper as fronteiras de seu próprio contexto.
Uma novidade é a vinheta de abertura do programa que está de cara nova. Novas imagens destacam rostos e sorrisos das pessoas que vivem nas comunidades. E um trecho inédito da música do rapper Roger Deff foi usada para destacar valores como : cumplicidade, alteridade, sororidada e solidariedade.
No programa de estreia, o Rolê nas Gerais vai mostrar “joias raras”, jovens e adolescentes que que se destacam pelos seus talentos e habilidades.
Prêmios
Em cinco anos, o Rolê nas Gerais já conquistou audiência do público e o reconhecimento da crítica. A edição especial “As faces do racismo” ganhou em 2020 menção honrosa no Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, considerado um dos mais importantes do jornalismo.
Em 2022, o programa foi agraciado na categoria “Qualidade da Cidadania” da oitava edição do Prêmio José Costa, criado em 2007, por meio de uma parceria entre o jornal Diário do Comércio e a Fundação Dom Cabral (FDC). A premiação reconhece empresas e iniciativas alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU, em 2015.
No ano passado, mais um reconhecimento. O Rolê nas Gerais foi o vencedor na categoria vídeo da etapa mineira da 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com a reportagem “Marketing da Periferia”.
O programa ainda é tema de monografias de faculdades de comunicação pelo formato inovador.