3 de outubro de 2024

De olho no céu: astrônomo amador explica como observar eclipse solar parcial visível no interior de SP

Fenômeno ocorre nesta quarta-feira (2). Com ajuda de óculos de proteção ou com uma folha de papel branca, será possível observar o eclipse de forma nítida. Astrônomo amador explica como observar eclipse solar parcial visível no noroeste de SP
Os apaixonados por astronomia e espectadores sortudos no interior de São Paulo podem observar um eclipse solar anular parcial, próximo ao pôr do sol. O fenômeno ocorre nesta quarta-feira (2).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Embora ele não seja visível no Brasil como anular em sua totalidade, formando o famoso “anel de fogo”, o eclipse será especial. Segundo o astrônomo amador, Renato Poltronieri, o ideal é se posicionar em um local sem obstrução no horizonte (assista ao vídeo acima).
Eclipse solar anular no céu poderá ser visto no noroeste de SP
TV Globo/Reprodução
Com ajuda de óculos de proteção ou com uma folha de papel branca, na qual se faz um pequeno furo no centro para permitir a passagem da luz solar, será possível observar o eclipse de forma nítida. Entenda:
Você pode fazer o seu próprio projetor com um papelão e uma folha de papel branca. No meio dele, faça um furo. Mire o papelão para o Sol e ele vai projetar na folha de papel o que está acontecendo no céu. A cartilha do Observatório Nacional ensina como fazer o aparelho de duas formas diferentes nas páginas 23 e 24.
Outra forma de filtrar o Sol é usando óculos de soldador com classificação 14 ou superior. Eles podem ser encontrados em lojas de material de construção. No entanto, mesmo com os óculos com filtro 14, a exposição não deve se estender por muito tempo (máximo de 30 segundos).
Cuidados na hora de observar o eclipse solar
Arte/g1
🌙 Mas, o que isso quer dizer? Um eclipse solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra de uma maneira que ela acaba lançando uma sombra sobre a Terra. A Lua então bloqueia a entrada de luz solar que chega à Terra.
Às vezes, a Lua bloqueia apenas parte da luz do Sol, no chamado eclipse solar parcial ou anular (entenda abaixo). Já quando a Lua bloqueia toda a luz do Sol, se formará um eclipse solar total.
🚫 ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos ou outros artefatos.
Eclipse solar anular ocorre no dia 2 de outubro e poderá ser visto de forma parcial no noroeste paulista
Jefferson Mazzoni/Arquivo pessoal
💫 Por que o ‘anel de fogo’?
Um eclipse anular é um tipo especial de eclipse solar. Nesses casos, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, mas se alinha entre a Terra e a nossa estrela no formato característico de “anel de fogo”.
Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante da órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu.
Como a Lua está mais distante da Terra e parece menor que o Sol, ela não chegará a cobrir completamente o astro. Como resultado, a Lua surge como um “disco escuro” em cima de um disco maior e brilhante (o Sol), criando o que parece ser um anel ao redor do satélite natural.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias