20 de setembro de 2024

‘De Olho nos Olhinhos’: campanha sobre conscientização do câncer ocular infantil é realizada em Bauru

Retinoblastoma ganhou visibilidade após diagnóstico da Lua em 2021, filha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. Desde então, o casal criou a campanha para conscientizar sobre a doença em todo o Brasil. A campanha dos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin chegará em Bauru (SP) neste sábado (21)
Danilo Borges/divulgação
A campanha encabeçada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin sobre a conscientização da doença retinoblastoma será realizada, neste sábado (21), em Bauru (SP).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A patologia, um tumor maligno intraocular que atinge crianças de 0 a 5 anos, ganhou visibilidade após o diagnóstico da filha do casal, Lua, em 2021. O câncer foi identificado em estágio avançado, quando um um raio de sol bateu no rostinho da pequena e mostrou o reflexo branco característico da doença, denominado Leucocoria.
Os jornalistas, que notaram a falta de informação sobre a doença, decidiram utilizar sua influência no mundo digital para criarem a campanha ‘De Olho nos Olhinhos’ , a fim de contribuir com o diagnóstico precoce de mais crianças do Brasil.
Outros sintomas da doença, como desvio ocular (estrabismo), diminuição de visão, movimentos irregulares dos olhos, dor nos olhos, vermelhidão na parte branca e cor diferente de cada íris são divulgados de forma lúdica e informativa na campanha pelo mascote Flash.
Mascote Flash, da campanha ‘De Olho nos Olhinhos’, visa conscientizar de forma lúdica sobre a doença
‘De Olho nos Olhinhos’/divulgação
Neste sábado (20), a população bauruense também poderá se informar sobre a patologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e encaminhamento de forma gratuita no stand da campanha, das 12h às 20h.
O serviço será no piso L2 do centro de compras do Boulevard Shopping, que fica na R. Marcondes Salgado, Quadra 11, bairro Chácara das Flores em Bauru (SP).
Além disso, um médico oftalmologista e estudantes de medicina da Universidade de São Paulo (USP) também estarão presentes para orientação. É válido ressaltar que o diagnóstico precoce aumenta 90% a chance de cura e que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma de forma integral e gratuita.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:

Mais Notícias