4 de janeiro de 2025

De Santa Teresa à Rua de Matacavalos: veja como estão locais retratados nas obras de Machado de Assis; VÍDEOS e FOTOS


Embora muita coisa tenha mudado do século 19 para cá, ainda é possível reconhecer alguns lugares icônicos que inspiraram as obras do escritor. O Rio de Machado de Assis: como estão locais retratados nas obras do escritor brasileiro
No Rio de Janeiro, palco da vida e dos escritos de Machado de Assis, o Globo Repórter revisitou alguns dos principais cenários presentes nas obra do escritor brasileiro.
Embora muita coisa tenha mudado do século 19 para cá, ainda é possível reconhecer alguns lugares icônicos retratados por Machado. Veja no vídeo acima.
Santa Teresa de ‘Iaiá Garcia’
Os Arcos da Lapa estão bem preservados. Ali, passa o bondinho de Santa Teresa, presente em “Iaiá Garcia”, último livro romântico de Machado de Assis.
bondinho de Santa Tereza, de “Iaiá Garcia”
Reprodução/TV Globo
Rua de Matacavalos
Outra parada essencial é a Rua do Riachuelo, antes chamada de Mata-Cavalos. O apelido surgiu por conta dos buracos na via. É possível imaginar em que sobrado por ali morava Capitu – a personagem polêmica de “Dom Casmurro”.
Rua Matacavalos de ‘Dom Casmurro’
Reprodução/TV Globo
O bairro da Glória
O bairro da Glória também foi cenário de “Dom Casmurro”. Das casas dava para ver o mar. Hoje, mesmo subindo numa escada ou usando binóculo, isso já não é possível.
O bairro da Glória, cenário de “Dom Casmurro”
Reprodução/TV Globo
Cosme Velho
‘Bruxo do Cosme Velho’: a história por trás do apelidado dado a Machado de Assis
O bairro que conquistou o coração do autor foi o Cosme Velho, onde ele viveu ao lado da esposa, Carolina. Por ali, Machado ganhou o apelido de “Bruxo do Cosme Velho”, após ser flagrado queimando cartas numa noite escura.
A casa onde Machado vivia não existe mais e deu lugar a um prédio de apartamentos. O que sobrou foi apenas uma placa com a frase:“Neste local viveu Machado de Assis de 1883 até sua morte, em 1908″. Veja na imagem abaixo.
Placa com os dizeres no bairro do Cosme Velho: “Neste local viveu Machado de Assis de 1883 até sua morte, em 1908.”
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 01/11/2024
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:

Mais Notícias