Agosto teve saldo positivo de 961 empregos e o resultado foi puxado pelo setor de serviços, seguido por indústria e comércio. Na contramão, agropecuária teve saldo negativo. Transporte de cargas é um dos cargos que alavancou geração de empregos na região em agosto
Divulgação/Sefaz-PB
Cargos de fabricação de produtos alimentícios e tratores, peças e acessórios e transporte rodoviário de cargas estão entre os que mais empregaram com carteira assinada na região de Piracicaba (SP) em agosto deste ano.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e mostram que a região teve um saldo positivo de 961 vagas no período, uma redução de 46,7% em relação ao mesmo mês no ano passado.
📲 Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
O resultado positivo foi puxado pelo setor de serviços, seguido por indústria e construção. Confira abaixo os 10 postos com maiores saldos positivos:
Fabricação de produtos alimentícios – 124 vagas criadas
Fabricação de tratores, peças e acessórios – 95
Transporte rodoviário de carga – 94
Fornecimento de alimentos preparados para empresas – 81
Fabricação de produtos cerâmicos – 73
Fabricação de produtos têxteis – 71
Cargos de educação infantil e ensino fundamental – 69
Comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo – 60
Construção de edifícios – 59
Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias – 54
O maior destaque foi o setor de serviços, com 421 postos criados. Por outro lado, a agropecuária fechou 131 vagas. Veja no gráfico a seguir:
Resultados por cidade
Limeira foi a que teve o melhor saldo de empregos no último mês, com 502 postos criados. Na sequência, aparece a metrópole Piracicaba, com saldo positivo de 367 vagas.
Apesar do resultado positivo na região, oito cidades fecharam postos de trabalho. A que teve a maior quantidade de baixas foi Elias Fausto, que teve saldo negativo de 152 empregos.
Veja dados de outras cidades da região no quadro abaixo:
Saldo menor que abril de 2023
Na comparação com o mesmo mês de 2023, foram criados 841 empregos a menos em agosto deste ano.
Já na comparação com os demais meses de 2024, o resultado fica acima apenas de junho, quando foram criados 247 postos, conforme mostra o gráfico:
Acumulado do ano tem alta de 13,3%
Em relação ao acumulado do ano, o primeiro quadrimestre de 2024 teve uma alta de 13,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foram gerados 16,7 mil postos neste ano e 14,8 mil nos oito primeiros meses de 2023.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias no g1 Piracicaba.