1 de novembro de 2024

De um Cabo Verde para o outro: embaixador do país africano visita município com o mesmo nome em MG


Representante do arquipélago africano no Brasil esteve presente no aniversário do município sul-mineiro para estreitar relações. O aniversário de 158 anos de Cabo Verde (MG) trouxe uma visita inédita ao município. O embaixador do país com o mesmo nome situado na África esteve presente na comemoração para discutir a conexão entre os dois lugares.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O embaixador José Pedro Máximo Chantre D’Oliveira presenciou o tradicional desfile cívico do aniversário do município, cujo tema foi “Raízes Negras” neste ano. No evento da quarta-feira (31) à noite, comentou o interesse em desenvolver ações entre os dois lugares.
O embaixador do país Cabo Verde visitou o município de mesmo nome que fica no Sul de Minas
Divulgação
“Agora, vamos misturar esses dois ‘Cabos Verdes’ com muita paz, muito amor, muito carinho e temos muita coisa pela frente que teremos que fazer em comum. Esta data de grande aniversário, 158º aniversário, é uma oportunidade para estreitarmos esses laços e sabermos de onde estamos vindo e construindo um futuro comum”, afirmou o embaixador.
Acompanhado pelo presidente da Associação de Imigrantes Cabo-verdianos no Brasil, Armindo Cohen, o embaixador chegou ao Cabo Verde mineiro na terça-feira (30). Os representantes participaram de um encontro na Câmara Municipal com vereadores, secretários, além de lideranças políticas e sociais.
Logo após, o cabo-verdiano experimentou um almoço mineiro, seguido por uma reunião na unidade da Sala Mineira. O encontro com pesquisadores cabo-verdenses buscou discutir possíveis origens históricas e oportunidades econômicas entre o país e o município.
Embaixador cabo-verdiano esteve em Cabo Verde (MG) para discutir as relações entre os lugares homônimos
Prefeitura de Cabo Verde
O historiador cabo-verdense Luís Eduardo Oliveira teve a oportunidade de trocar suas pesquisas recentes sobre a população negra do município com os conhecimentos do africano. Para o pesquisador, a visita representa um avanço na busca pela conexão entre o nome dos dois lugares.
“Para a gente, o encontro foi importante para fixarmos em nossas cabeças a ideia de identidade, partindo para uma questão de que estamos perto de poder afirmar a origem do nome de Cabo Verde”, comemorou.
A antropóloga cabo-verdense Lidia Torres também esteve presente na reunião e afirma que a relação entre um Cabo Verde e outro não é uma mera coincidência, havendo pesquisas antropológicas e historiográficas sobre o assunto em andamento. No entanto, destaca que a demora para a existência de estudos mais aprofundados significa um apagamento histórico.
O embaixador do país Cabo Verde visitou o município de mesmo nome que fica no Sul de Minas
Prefeitura de Cabo Verde
“A gente sentiu que foi um passo importante, porque pela primeira vez a perspectiva histórica plural, que não narra só a chegada europeia, mas traz a presença indígena e africana como formativa do município, foi colocada nas narrativas”.
Conforme a assessoria da prefeitura, o cabo-verdiano convidou o prefeito Claudio Antônio Palma para um almoço na embaixada de Cabo Verde em Brasília, em junho deste ano. Na ocasião, o prefeito chamou o embaixador para o aniversário de 158 anos.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Mais Notícias