29 de setembro de 2024

Debate com candidatos a prefeito de Jacareí tem ataques, trocas de acusações e propostas em 2º plano

Os candidatos Celso Florêncio (PL), Diobel (MDB), Dr. Rodrigo Salomon (PSD), Fernando Massari (União) e Hamilton Mota (PT) participaram do confronto de ideias na noite deste sábado (28). Os candidatos Celso Florêncio (PL), Diobel (MDB), Dr. Rodrigo Salomon (PSD), Fernando Massari (União) e Hamilton Mota (PT) participaram do debate.
Juliana Alves/g1
O debate com candidatos à Prefeitura de Jacareí, realizado pela Rede Vanguarda, teve enfretamento direto entre os políticos, com troca de acusações. Foram seis pedidos de direito de resposta. As propostas de campanha ficaram em segundo plano, ofuscadas pelos ataques. O encontro ocorreu na noite deste sábado (28), na sede da emissora em São José dos Campos.
Com transmissão ao vivo na TV e no g1, o encontro teve quatro blocos e cerca de 2h de duração. O debate foi mediado pelo jornalista e apresentador Rogério Corrêa, da TV Vanguarda.
O apresentador Rogério Corrêa fez a mediação do debate com candidatos de Jacareí.
Alice Aires/g1
Foram convidados e compareceram ao debate, em ordem alfabética, os candidatos Celso Florêncio (PL), Diobel (MDB), Dr. Rodrigo Salomon (PSD), Fernando Massari (União) e Hamilton Mota (PT).
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não tenham impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Representantes desses partidos estiveram na Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema livre;
Segundo bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Terceiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema livre;
Quarto bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado e fizeram suas considerações finais.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para resposta; 1 minuto para réplica; e 1 minuto para tréplica. Ao final do quarto bloco, cada candidato teve 1 minuto para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.
🎙 Primeiro bloco – tema livre
O primeiro bloco do debate teve tema livre, ou seja, os próprios candidatos puderam escolher qual assunto gostariam de questionar o oponente.
O bloco teve embate direto entre os candidatos, com troca de acusações de todos os lados e críticas a gestões anteriores. Entre os temas abordados pelos políticos estava a necessidade de fazer uma campanha com maior seriedade na cidade, além de propostas para a saúde.
Na área da saúde, os políticos propuseram a construção de um hospital municipal em Jacareí, implantação de um AME na cidade, nos dois casos buscando apoio do governo estadual, além da ampliação do horário de atendimento nos postos de saúde e maior número de especialidades médicas disponíveis nas UBSs.
No âmbito de infraestrutura, os candidatos prometeram, se eleitos, entregar 100% de saneamento básico na cidade, asfaltar ruas e promover obras viárias.
🎙 Segundo bloco – tema determinado por sorteio
No segundo bloco, as perguntas tiveram temas determinados por sorteio, sendo abordado o tópico de geração de emprego, desenvolvimento econômico, trânsito, transporte público e saneamento.
Novamente, foi um bloco marcado por troca de acusações entre os oponentes, além de apontamentos sobre gestões anteriores e também críticas aos apoios políticos que os candidatos possuem.
Sobre geração de emprego e desenvolvimento econômico, os candidatos falaram sobre usar a experiência para fomentar a economia da cidade, com diálogo e apoiando os empresários. Entre os pontos citados como importantes para a cidade estavam o turismo, agronegócio e atrair novos investidores, além da isenção da taxa de publicidade para os empresários e a criação de bolsões de estacionamento para incentivar o comércio.
Na área de trânsito e transporte público, os candidatos falaram sobre projetos parados, casos de fraude e corrupção, além de discutirem propostas para a construção de um Anel Viário, novo modelo de licitação para o transporte público, implantação de ônibus elétricos, entre outras propostas.
Para o saneamento na cidade, os candidatos prometeram fechar 100% de esgoto tratado, melhorar a qualidade da água do Rio Paraíba, ampliar a coleta de resíduos, ter a reciclagem estimulada e acabar com o problema recorrente de falta d’água.
🎙 Terceiro bloco – tema livre
O terceiro bloco teve tema livre, com os candidatos decidindo os assuntos para o debate. Entre as propostas debatidas estavam planos para melhorar a educação, especialmente para alunos que são autistas, deficientes ou estão em algum outro espectro de educação atípica.
O horário de atendimento das creches, ofertas de cursos de qualificação no Educamais, além da criação de um Centro da Juventude também foram apresentados.
Na área de gestão e administração, os candidatos falaram sobre a importância da geração de emprego para possibilitar o crescimento da cidade e também a valorização dos servidores públicos, com reajuste dos salários.
No âmbito do lazer e do esporte, os políticos apresentaram modelos de incentivo aos jovens, para tirá-los das ruas, com reabertura de Educamais, campeonatos interbairros em todas as modalidades de esporte, além da construção de vestiários e bebedouros em campos de futebol na cidade.
🎙 Quarto bloco – tema determinado por sorteio
O quarto e último bloco do debate teve tema determinado por sorteio, sendo abordada a segurança pública, habitação, meio ambiente, infraestrutura e educação.
As acusações entre os candidatos seguiram, assim como os pedidos de direito de resposta.
Na área da segurança, uma das propostas apresentadas foi a implantação de 400 câmeras de monitoramento com inteligência artificial. Para a habitação, foi discutida a construção de moradias populares.
Para a infraestrutura, os candidatos falaram sobre habitação de interesse social, investir em iluminação, acabar com as enchentes no centro da cidade e a revitalização da malha viária de Jacareí, por exemplo.
No tema de meio ambiente, os candidatos propuseram um plano de arborização do município, na parte urbana e rural, além de recuperação de nascentes.
Já na área da educação, os candidatos prometeram voltar com o horário ampliado da creche, fazer operação da creche em período de férias também, período integral em todas as escolas municipais, sendo ofertado cinco refeições, implantar creche em período noturno e aos finais de semana.
🎙 Considerações finais
Após a última rodada de perguntas, os candidatos tiveram um minuto para fazer suas considerações finais.
Fernando Massari (União) agradeceu a equipe de trabalho, o apoio da família e a Deus, citando um versículo bíblico que ele aponta como um direcionamento de como agiria enquanto prefeito, caso seja eleito.
Diobel (MDB) usou o tempo de fala para criticar os oponentes e uma pesquisa de opinião, além de agradecer o apoio que tem recebido, pedindo votos.
Hamilton Mota (PT) afirmou nas considerações finais que vai promover uma mudança na cidade e usou a experiência dele nas gestões anteriores para tentar convencer os eleitores, além de agradecer o apoio que tem recebido.
O candidato Celso Florêncio (PL) destacou os laços que tem com Jacareí, disse ter gratidão pelo apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e de todos que trabalham na campanha eleitoral com ele.
Dr. Rodrigo Salomon (PSD) citou ataques que vem sofrendo, agradeceu a Deus e a seus apoiadores de campanha, destacando que se sente motivado por pensar nas crianças da cidade e garantiu promover uma mudança na cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias