5 de outubro de 2024

Debate com candidatos a prefeito de São José dos Campos tem foco em propostas, críticas entre os oponentes e alfinetadas

Os candidatos Anderson Farias (PSD), Dr. Elton (União), Eduardo Cury (PL), Prof. Wilson Cabral (PDT) e Wagner Balieiro (PT) participaram do confronto de ideias na noite desta quinta-feira (3). Os cinco candidatos a prefeito de São José dos Campos que participaram do debate.
Danilo Sardinha/g1
O debate com candidatos à Prefeitura de São José dos Campos, realizado pela Rede Vanguarda, teve as propostas como foco da discussão. Houve críticas entre os oponentes e alfinetadas, que ficaram em segunda plano. Ocorreu apenas um pedido de direito de resposta, que foi negado. O encontro foi realizado na noite desta quinta-feira (3), na sede da emissora em São José dos Campos.
Com transmissão ao vivo na TV e no g1, o encontro teve quatro blocos e cerca de 2h de duração. O debate foi mediado pelo jornalista e apresentador Rogério Corrêa, da TV Vanguarda.
O apresentador Rogério Corrêa mediou o debate.
Danilo Sardinha/g1
Foram convidados e compareceram ao debate, em ordem alfabética, os candidatos Anderson Farias (PSD), Dr. Elton (União), Eduardo Cury (PL), Prof. Wilson Cabral (PDT) e Wagner Balieiro (PT).
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e que não tenham impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Representantes desses partidos estiveram na Rede Vanguarda, em São José dos Campos, manifestaram interesse em participar do debate e assinaram um termo em que concordam com as regras.
O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema livre;
Segundo bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado;
Terceiro bloco: candidatos responderam perguntas com tema livre;
Quarto bloco: candidatos responderam perguntas com tema determinado e fizeram suas considerações finais.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para resposta; 1 minuto para réplica; e 1 minuto para tréplica.
Ao final do quarto bloco, cada candidato teve 1 minuto para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio.
Debate dos candidatos a prefeito de São José dos Campos – 1º bloco
🎙 Primeiro bloco – tema livre
O primeiro bloco do debate teve tema livre, ou seja, os próprios candidatos puderam escolher qual assunto gostariam de questionar o oponente.
A primeira pergunta foi realizada pelo candidato Prof. Wilson Cabral (PDT), que questionou Anderson (PSD) sobre o plano de governo dele, por citar no documento que São José dos Campos tem índices de educação semelhantes aos das melhores cidades do mundo e ponderou que, apesar dessa afirmação feita no plano de governo do oponente, a cidade tem escolas com índices baixos na educação.
Anderson (PSD) argumentou que os dados que usou no plano de governo são do Ideb e citou escolas com boas notas, que se destacam no ranking do Brasil e que ele equipara a uma educação similar a de escolas na Europa. O candidato também falou sobre a reforma e investimentos que alega ter feito na educação durante a gestão dele enquanto prefeito.
Na segunda pergunta, Dr. Elton (União) questionou Wagner Balieiro (PT) sobre o tempo em que ele foi secretário de transporte em São José, alegando que o oponente prometeu não aumentar a tarifa de ônibus, mas aumentou e citou problemas no transporte público. Na réplica, Dr. Elton defendeu a tarifa zero e criticou a licitação para aluguel de ônibus na cidade.
Wagner Balieiro (PT) destacou feitos enquanto secretário, como a criação do bilhete único para integrar o transporte. Além disso, criticou a situação do transporte público na cidade e também a licitação para aluguel de ônibus elétricos. O candidato dissertou sobre as propostas que possui para a mobilidade no município, como a tarifa zero.
A terceira pergunta foi realizada por Wagner Balieiro (PT), que questionou o oponente Dr. Elton (União) sobre a área da saúde, perguntando quais propostas ele possui para a saúde, além de perguntar o que ele prevê de parcerias na saúde para a cidade. Na réplica, Wagner também abordou as propostas que tem para a saúde e criticou Elton por não ter enviado emendas para a cidade enquanto era deputado.
Dr. Elton (União) citou problemas que ele vê na saúde pública em São José, em especial a lotação do Hospital Municipal e afirmou que as queixas dos moradores não estão sendo ouvidas pela atual gestão. O candidato prometeu que, se eleito, vai ampliar o número de leitos na cidade, além de ampliar as unidades de saúde e criar uma integração entre as clínicas, entre outras propostas. Sobre as emendas, o candidato justificou que não enviou, pois a gestão atual não gerencia adequadamente os recursos públicos.
Na quarta pergunta, Anderson (PSD) questionou Eduardo Cury (PL) sobre as propostas que possui para a segurança pública de São José. Na réplica, Anderson argumentou que a cidade tem baixos índices de criminalidade, como resultado da gestão dele, como a contratação de novos guardas, armamento e tecnologia.
Eduardo Cury (PL) destacou feitos da época em que era prefeito e que, segundo ele, ajudaram a reduzir a criminalidade, como o combate ao tráfico, câmeras de monitoramento, boa iluminação na cidade, entre outras ações. Cury listou diversos problemas que enxerga na segurança da cidade atualmente e disse que isso é resultado da falta de pulso firme da prefeitura atual.
A última pergunta da rodada foi realizada por Eduardo Cury (PL), que questionou Prof. Wilson Cabral (PDT) sobre as propostas que tem para a área da saúde, em especial para atender pessoas com crise de ansiedade, problemas de saúde mental e Alzheimer. Na réplica, Cury prometeu que, se eleito, vai criar o maior programa de saúde do país, focado na saúde mental, doenças neurológicas e autismo, para que todos tenham o atendimento que merecem.
Prof. Wilson Cabral (PDT) apontou o diagnóstico precoce como o ponto chave para enfrentar os problemas de saúde citados, invertendo a lógica atual. Ele afirma que a agilidade na realização de exames é fundamental para melhorar a saúde na cidade e dar o atendimento necessário aos pacientes.
Debate dos candidatos a prefeito de São José dos Campos – 2º bloco
🎙 Segundo bloco – tema determinado por sorteio
No segundo bloco, as perguntas tiveram temas determinados por sorteio, sendo abordado o tópico de transporte público, meio ambiente, habitação, segurança pública e saúde.
O tema da primeira pergunta foi transporte público. Wagner Balieiro (PT) questionou Anderson (PSD), falando sobre os problemas no transporte público e perguntando como o prefeito tem coragem de seguir com a licitação para aluguel de ônibus elétricos, prevendo gastar R$ 3 bilhões no certame. Wagner considera o valor “absurdo” e afirmou que, se eleito, usaria o valor para comprar ônibus e implementar a tarifa zero.
Anderson (PSD) justificou que é um modelo de transporte diferenciado, inovador e eficiente para a cidade, destacando que os valores e o modelo de transporte já foram validados pelos órgãos competentes. Além de defender a licitação, o atual prefeito destacou pontos positivos do transporte na cidade, como a Linha Verde, patinetes e bicicletas compartilhadas, entre outros feitos.
Na segunda pergunta, o tema sorteado foi meio ambiente. Dr. Elton (União) afirmou que tem como proposta a implantação de parques infantis na cidade, plantação de mudas nativas e questionou se Eduardo Cury (PL) é a favor da privatização de parques, algo que o Dr. Elton é contra.
Eduardo Cury (PL) afirmou ser contra a privatização de parques, pois acredita que só há sustentabilidade em privatizações de parques quando serviços que não visam o meio ambiente são explorados no local. Cury disse que, se eleito, vai fazer ações de plantios de mudas para arborizar a cidade.
A terceira pergunta teve como tema habitação. Eduardo Cury (PL) questionou Prof. Wilson Cabral (PDT) sobre as propostas que tem para a habitação, em especial para os moradores de baixa renda. Cury prometeu criar novas moradias em locais bem localizados na cidade, além de se comprometer com a regularização de imóveis e loteamentos que não estejam em área de risco ou de proteção ambiental.
Prof. Wilson Cabral (PDT) fez críticas às gestões que não deram importância a esse problema, citou a fila da habitação que há na cidade, destacou questões de regularização fundiária que devem ser resolvidas, além de evidenciar que há parcerias com o governo federal e estadual que podem ser firmadas para tratar desse problema social. Após ouvir as promessas de Cury, o professor criticou a ação do oponente na desocupação do Pinheirinho e apontou que era contra a política que ele desenvolvia na época.
A quarta pergunta foi sobre segurança pública. O Prof. Wilson Cabral (PDT) questionou Wagner Balieiro (PT) sobre como ele vê a segurança da cidade, apontando que a atual gestão está em “Nárnia” e não enxerga os problemas de criminalidade em São José. Cabral citou diversos índices criminais que tiveram aumento na cidade nos últimos anos, como estupro, por exemplo.
O candidato Wagner Balieiro (PT) dissertou sobre as propostas que tem para melhorar a segurança na cidade, cobrando o Estado, a Polícia Militar e Civil sobre suas condutas e apoios, solicitando mais delegacias e mais viaturas, além de melhorar a iluminação em toda a cidade e incentivar o trabalho da GCM.
A quinta e última pergunta do bloco teve como tema a área da saúde. Anderson (PSD) falou sobre os desafios que enfrentou na gestão, como a pandemia de Covid e a epidemia de dengue e questionou quais propostas o Dr. Elton (União) tem para a saúde da cidade. Anderson também criticou Elton sobre a falta de emendas destinadas para cidade enquanto era deputado.
Dr. Elton (União) disse estar indignado com a situação da saúde na cidade, com leitos espalhados pelos corredores, pacientes não tendo suas necessidades atendidas, falta de investimento nos prontos-socorros e falta de infraestrutura básica. O candidato disse que a população está envelhecendo, mas a saúde não acompanha as necessidades dos moradores. Dr. Elton também fez críticas à forma como os recursos públicos estão sendo usados em São José.
Debate dos candidatos a prefeito de São José dos Campos – 3º bloco
🎙 Terceiro bloco – tema livre
O terceiro bloco teve tema livre, com os candidatos decidindo os assuntos para o debate.
Wagner Balieiro (PT) afirmou que São José perdeu 40% da participação na economia do Estado de São Paulo nos últimos 20 anos, inclusive durante a gestão de Eduardo Cury (PL) enquanto prefeito e questionou o oponente sobre como ele pretende reverter essa situação. Wagner disse que vê uma saída para a situação formando parcerias com o governo federal e estadual
Eduardo Cury (PL) destacou a importância de atrair novas empresas para a cidade, especialmente de inteligência artificial e tecnologia. O candidato fez críticas ao governo Lula (PT). Para fomentar a economia local, Cury disse que vai desenvolver um projeto de trabalho e estudo com bolsa-auxílio, vai reduzir os impostos e dar liberdade para os empreendedores.
Na segunda pergunta, Prof. Wilson Cabral (PDT) questionou Dr. Elton (União) sobre o plano de governo dele, que, segundo Cabral, não coloca o meio ambiente e a crise climática como prioridades. Para Cabral, cuidar do meio ambiente está inteiramente ligado à segurança hídrica e também à saúde dos moradores.
Dr. Elton (União) disse que tem o meio ambiente como prioridade sim, citou que atualmente o patrimônio arbóreo de São José está sendo depredado e dissertou sobre os problemas de queimadas que estão acometendo a cidade.
Na terceira pergunta, Eduardo Cury (PL) abordou problemas na área da educação e perguntou como Prof. Wilson Cabral (PDT) vê a importância do esporte sendo usado em conjunto com a educação. Cury disse que para melhorar a educação defende o respeito às famílias, a valorização do professor e o uso de esporte e da cultura no ensino.
Prof. Wilson Cabral (PDT) disse que o esporte deve estar integrado no ensino, para transformar a educação, mas destacou que para melhorar a educação é preciso muito mais, é algo mais amplo, que envolve um trabalho em conjunto com a comunidade, mudando a mentalidade coletiva. Cabral falou sobre a importância de subir a nota do Ideb.
A quarta pergunta foi realizada pelo Dr. Elton (União). Ele citou diversas dívidas que ele alega que a cidade possui, afirmando ser fruto de uma gestão ruim e perguntou para Anderson (PSD) se, caso ele fosse empregado de uma empresa privada, se já teria sido demitido, diante dos resultados da gestão dele como prefeito.
Anderson (PSD) disse que as contas públicas estão em dia, que o oponente está fazendo confusão e que as alegações dele são falsas. O atual prefeito disse que todos os investimentos que faz são sérios, para dar melhor qualidade de vida para os moradores.
Na quinta pergunta, Anderson (PSD) perguntou quais propostas de emprego e renda Wagner Balieiro (PT) tem para a cidade. Anderson destacou o trabalho realizado no PAT, a importância de ter uma mão de obra qualificada e citou instituições que são fundamentais para a formação dos jovens na cidade.
Wagner Balieiro (PT) citou feitos na indústria que foram resultados de apoio do governo Lula (PT) e disse que, se eleito, também vai buscar parcerias para aumentar a oferta de emprego. O candidato abordou também parcerias para a habitação e educação, que podem resultar em empregos na cidade também.
🎙 Quarto bloco – tema determinado por sorteio
O quarto e último bloco do debate teve tema determinado por sorteio, sendo abordadas temáticas de educação, trânsito, saneamento, desenvolvimento econômico e geração de empregos.
A primeira pergunta teve o tema educação sorteado na urna. Wagner Balieiro (PT) falou sobre a queda na nota do Ideb, a desvalorização do professor e questionou Eduardo Cury (PL) sobre as propostas que tem para a educação. Balieiro também criticou um plano de carreira aprovado na gestão Cury.
Eduardo Cury (PL) disse que na gestão dele os professores eram motivados, destacou a importância do apoio da família e o apoio social para incentivar os estudantes a se desenvolverem. O candidato afirmou que a cultura e o esporte são necessários para a melhoria do ensino.
A segunda pergunta teve trânsito como tema sorteado. Dr. Elton (União) questionou Anderson (PSD) sobre a funcionalidade da Ponte Estaiada. Elton argumentou tendo como base os questionamentos feitos pelo Ministério Público de SP, que considerou a ponte ineficiente, e também a avaliação de moradores ouvidos pelo político, que, segundo ele, também criticam a obra.
Anderson (PSD) defendeu a Ponte Estaiada, dizendo que ela desafogou o trânsito, motivo pelo qual foi construída. Sobre obras viárias, Anderson disse que todas que estão em andamento são necessárias.
A terceira pergunta foi sobre saneamento. Anderson (PSD) dissertou sobre a situação de abastecimento e esgoto da cidade e questionou o Dr. Elton (União) sobre as propostas que possui para a área.
Dr. Elton (União) criticou o oponente, alegando que os dados e índices apresentados não são verídicos, pois ele disse que na Zona Leste da cidade não há saneamento adequado. Se eleito, o candidato prometeu regularizar a situação.
A quarta pergunta teve desenvolvimento econômico como tema. Eduardo Cury (PL) falou sobre o avanço da tecnologia e o impacto no mundo, abordou a criação do Parque Tecnológico e perguntou ao Prof. Wilson Cabral (PDT) quais propostas ele tem para gerar emprego em São José.
Prof. Wilson Cabral (PDT) destacou a importância da economia verde, elogiou o Parque Tecnológico e toda a estrutura ao redor. Ele explicou como o desenvolvimento econômico e tecnológico devem ser empenhados para resolver problemas em outras áreas da cidade e, simultaneamente, gerar emprego.
A quinta e última pergunta foi sobre geração de empregos. Prof. Wilson Cabral (PDT) questionou Wagner Balieiro (PT) sobre as propostas que tem. Cabral destacou que o poder público tem que ser um eixo de desenvolvimento, empregando pessoas marginalizadas e, simultaneamente, reduzindo a criminalidade.
Wagner Balieiro (PT) falou sobre a importância de fazer concurso público, valorizar os servidores ativos e os aposentados, criticou gestões passadas que, segundo ele, destruíram o plano de carreira dos servidores. O candidato disse que, se eleito, vai desapropriar a antiga área do Pinheirinho para usar a favor da geração de empregos.
🎙 Considerações finais
Após a última rodada de perguntas, os candidatos tiveram um minuto para fazer suas considerações finais.
Nas considerações finais, o Prof. Wilson Cabral (PDT) criticou o plano de governo dos oponentes e pediu votos, falando sobre o propósito que possui e suas principais propostas na área da educação, saúde e transporte público, usando a tecnologia e a inovação a favor dos moradores.
Eduardo Cury (PL) agradeceu quem assistiu ao debate, falou sobre a necessidade de um prefeito experiente para solucionar as demandas da cidade e afirmou que tem caráter para comandar o Paço Municipal, finalizando com pedido de votos.
Dr. Elton (União) destacou sua carreira na área da saúde e também na política, falou que quer cuidar de pessoas como prefeito, assim como cuida enquanto médico. Ele pediu votos e agradeceu a todos.
Wagner Balieiro (PT) disse que ama São José, que é da cidade e que o município pode mais, não pode perder oportunidades. Ele destacou que, se eleito, vai conseguir parcerias que vão ajudar a cidade a se desenvolver.
O último a falar foi Anderson (PSD). Ele destacou os feitos que teve enquanto prefeito, pediu votos, falando que São José é uma cidade exemplo para o Brasil, com pessoas exigentes e que quer continuar mudando o futuro da cidade.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias