12 de outubro de 2024

Debate com candidatos a prefeito de Sumaré no 2º turno terá ‘banco de tempo’ e transmissão pelo g1; entenda

Evento ocorrerá na quarta (16). Regras do debate foram definidas durante reunião com representantes das duas candidaturas. Cada candidato controlará o próprio tempo. Henrique do Paraíso (à esquerda) e Willian Souza (à direita)
Montagem g1
O g1 Campinas, a CBN Campinas e o portal acidade on vão realizar, em 16 de outubro, às 14h30, um debate eleitoral entre os dois candidatos à Prefeitura de Sumaré (SP) que disputarão o segundo turno. Em novo formato, o embate permitirá que cada político administre o próprio tempo, além de dar liberdade para movimentação no estúdio.
O evento é parte da maior cobertura eleitoral da história do grupo EP. Uma reunião nesta sexta-feira (11), na sede do grupo, contou com a presença de representantes das duas candidaturas e selou as regras do debate.
Henrique do Paraíso (Republicanos), que somou 57.171 votos (44,4%) no primeiro turno, e Willian Souza (PT), com 40.550 votos (31,5%), foram convidados para o debate. Veja como foi o resultado do primeiro turno.
Relembre, aqui, como foi o debate do primeiro turno
As novas regras
Com a concordância das duas candidaturas, ficou decidido que o debate será dividido em quatro blocos:
1º bloco: perguntas com tema livre
2º bloco: perguntas com tema determinado
3º bloco: perguntas com tema livre
4º bloco: perguntas com tema determinado e as considerações finais
Todos os blocos terão 20 minuto. Nos de tema livre, cada candidato terá 10 minutos para falar. Não há limite de tempo para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Ao mediador caberá somente manter a ordem no estúdio e evitar interrupções entre os políticos.
Já nos dois de tema determinado, em cada bloco serão discutidos dois assuntos dentre os seis pré-definidos pelos jornalistas do grupo, sendo que cada candidato escolherá um por bloco. Ou seja, serão 10 minutos de discussão para cada tema – cinco minutos por candidato.
Os temas pré-definidos que poderão ser escolhidos pelos candidatos são: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança pública, transporte público/mobilidade.
Um candidato começará com a palavra no primeiro bloco, enquanto o outro dará início ao terceiro. O mesmo vale para os blocos temáticos – segundo e quarto. A definição de quem começará foi feita por sorteio.
Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, em ordem estabelecida por sorteio.
Movimentação no estúdio
Cada candidato terá um púlpito em que poderá manter papéis de apoio. Ao longo do debate, ambos poderão se movimentar no estúdio, mas sem que tenham contato físico. Também é proibido pegar os papeis de apoio do outro candidato.
Os representantes das candidaturas que participaram da reunião assinaram ata em que os candidatos se comprometem a agir com compostura.
As candidaturas
g1 transmitirá debate entre candidatos à Prefeitura de Hortolândia
Arte g1
Em Sumaré, foram anunciadas, após convenções, cinco candidaturas à Prefeitura. Veja abaixo:
Ana Cleia Meneguetti (Federação Rede – Psol)
Idade: 51 anos
Ocupação: professora
Coligação: Federação PSOL-REDE
Candidato a vice: Sidney Alex da Silva (Federação PSOL-REDE)
Eder Dalben (Cidadania)
Idade: 41 anos
Ocupação: comerciante
Coligação: Federação PSDB/CIDADANIA, PP, PSD, PRTB
Candidato a vice: Dr Rui Macedo (PSDB)
Henrique do Paraíso (Republicanos)
Idade: 39 anos
Ocupação: empresário
Coligação: Republicanos, PL, Solidariedade, MDB, PMB, Agir
Candidato a vice: André Da Farmácia (MDB)
Toninho Mineiro (Mobiliza)
Idade: 70 anos
Ocupação: vereador
Coligação: Mobiliza
Candidato a vice: Fininho (Mobiliza)
Willian Souza (PT)
Idade: 37 anos
Ocupação: vereador
Coligação: Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), União, PDT, PSB, Avante, PRD
Candidato a vice: Décio Marmirolli (União)
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país, segundo IPC Maps 2020.
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