4 de outubro de 2024

Debate com candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista tem perguntas sobre saúde, zona rural e transporte público

Debate aconteceu na sede da TV Sudoeste, em Vitória da Conquista, e políticos responderam a perguntas feitas por adversários. Debate com candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista
TV Bahia
Os candidatos à Prefeitura de Vitória da Conquista, Lúcia Rocha (MDB), Marcos Adriano (Avante), Sheila Lemos (União Brasil) e Waldenor (PT), participaram do debate da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia, na quinta-feira (3). O confronto de ideais aconteceu de forma simultânea aos debates com os candidatos das prefeituras de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Barreiras.
O debate teve quatro blocos, três intervalos e uma hora de duração. A mediação foi realizada pela apresentadora Georgina Maynart, da TV Bahia.
Este foi o último confronto de ideias entre os políticos antes do primeiro turno da eleição municipal, que acontece no domingo (6). Foram convidados apenas os candidatos de partidos, coligações ou federações que tenham representação mínima no Congresso Nacional prevista em lei.
Os candidatos responderam perguntas sobre temas livres e sobre assuntos sorteados ao vivo. O debate foi dividido em quatro blocos:
Primeiro bloco: candidatos fazem perguntas entre si, com temas livres;
Segundo bloco: candidatos fazem perguntas com base nos temas sorteados;
Terceiro bloco: candidatos fazem perguntas entre si, com temas livres;
Quarto bloco: candidatos fazem perguntas com base nos temas sorteados;
Considerações finais
🎙PRIMEIRO BLOCO
Candidatos fazem perguntas entre si, com temas livres.
🔁 Sheila Lemos (União Brasil) pergunta para Lúcia Rocha (MDB): a candidata questionou a oponente sobre o uso de dinheiro público na compra de passagens para as filhas dela. Em resposta, Lúcia Rocha (MDB) se defendeu sobre a acusação e citou uma ação da Polícia Federal na Secretaria de Saúde, que aconteceu durante a pandemia.
🔁 Marcos Adriano (Avante) pergunta para Sheila Lemos (União Brasil): o candidato questionou a oponente sobre a solicitação de um empréstimo, mesmo recebendo de R$ 300 milhões de orçamento. Em resposta, Sheila Lemos (União Brasil) afirmou que fez um financiamento junto a Caixa Econômica Federal para investir em um programa de aceleração.
🔁 Waldenor (PT) pergunta para Marcos Adriano (Avante): o candidato questionou o oponente sobre o valor do orçamento de Vitória da Conquista e os problemas que a cidade enfrenta, como falta de medicamentos e merenda escolas. Em resposta, Marcos Adriano (Avante) discorreu sobre os problemas da cidade e como pretende resolvê-los.
🔁 Lúcia Rocha (MDB) pergunta para Marcos Adriano (Avante): a candidata questionou o oponente sobre suas propostas no campo da saúde. Em resposta, Marcos Adriano (Avante) criticou a aplicação dos quase R$ 2 bilhões de orçamento do município e alegou que ele não é compatível com a qualidade do sistema de saúde. O candidato ainda afirmou que, caso eleito, vai trabalhar na reestruturação dos hospitais e na implantação de seis novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
🎙SEGUNDO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas determinados.
Primeiro tema: agricultura e pecuária
🔁 Waldenor (PT) pergunta para Sheila Lemos (União Brasil): o candidato afirmou que a oponente, que é a atual prefeita de Vitória da Conquista, abandou a zona rural do município e a questionou sobre o motivo do abandono. Em resposta, Sheila Lemos (União Brasil) afirmou que foi a gestão que mais trabalhou pela zona rural do município e implantou diversas estradas vicinais.
Segundo tema: transporte público
🔁 Marcos Adriano (Avante) pergunta para Waldenor (PT): o candidato questionou o oponente sobre a condição do transporte público na cidade e sobre uma licitação na pasta. Em resposta, Waldenor (PT) afirmou que, caso seja eleito, pretende criar um sistema único de transporte no município e adotar a tarifa zero de forma gradativa.
Terceiro tema: acessibilidade
🔁 Sheila Lemos (União Brasil) pergunta para Lúcia Rocha (MDB): a candidata questionou a oponente sobre a ausência da candidata, que é vereadora, em decisões importantes para o município. Em resposta, Lúcia Rocha (MDB), disse que participou de diversas decisões importantes para Vitória da Conquista e, em relação ao tema da acessibilidade, criticou a falta de profissionais para cuidar de crianças com necessidades especiais.
Quarto tema: saúde
🔁 Lúcia Rocha (MDB) pergunta para Marcos Adriano (Avante): a candidata perguntou ao candidato sobre a sua opinião em relação a situação da saúde em Vitória da Conquista. Em resposta, Marcos Adriano (Avante) criticou a falta de recursos básicos nos postos de saúde e prometeu a construção de novos hospitais, caso seja eleito.
🎙TERCEIRO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas livres.
🔁 Sheila Lemos (União Brasil) pergunta para Waldenor (PT): a candidata questionou o oponente sobre investimentos do PT que não teriam saído do papel e citou projetos que foram concluídos apenas em sua gestão. Em resposta, Waldenor (PT) justificou as obras do Governo do Estado e falou sobre projetos municipais que, segundo ele, também não foram concluídos.
🔁 Marcos Adriano (Avante) pergunta para Sheila Lemos (União Brasil): o candidato questionou a oponente sobre a venda de máquinas da cidade e o gasto milionário com a posterior locação dessas máquinas. Em resposta, Sheila Lemos (União Brasil) falou sobre os investimentos que tem feito na zona rural do município.
🔁 Waldenor (PT) pergunta para Marcos Adriano (Avante): o candidato questionou o oponente sobre as propostas relacionadas a acessibilidade. Em resposta, Marcos Adriano (Avante) disse que, caso seja eleito, todas as novas obras a serem inauguradas serão adaptadas, e que vai rever grandes obras de Vitória da Conquista para também adaptá-las.
🔁 Lúcia Rocha (MDB) pergunta para Sheila Lemos (União Brasil): a candidata questionou a oponente sobre o aumento do IPTU na cidade. Em resposta, Sheila Lemos (União Brasil) disse que não houve aumento no IPTU, mas sim um recadastramento de imóveis.
🎙QUARTO BLOCO
Candidatos fizeram perguntas entre si, com temas determinados.
Primeiro tema: infraestrutura urbana
🔁 Lúcia Rocha (MDB) pergunta para Marcos Adriano (Avante): o candidato foi questionado sobre como são feitas as obras de infraestrutura na cidade e frisou a quantidade de alagamentos registrados. Em resposta, Marcos Adriano (Avante) afirmou que a gestão municipal não planejou bem as obras.
Segundo tema: abastecimento de água
🔁 Sheila Lemos (União Brasil) pergunta para Lúcia Rocha (MDB): a candidata questionou a oponente sobre suas propostas para o abastecimento de água na zona rural de Vitória da Conquista. Em resposta, Lúcia Rocha (MDB) afirmou que prometeu investir em obras com o objetivo de trazer mais benefícios para as comunidades afastadas e melhorar o abastecimento de água.
Terceiro tema: cultura e lazer
🔁 Marcos Adriano (Avante) pergunta para Waldenor (PT): o candidato questionou o oponente sobre o que ele fez afetivamente como deputado federal para combater a violência na cidade. Em resposta, Waldenor (PT) citou que é o deputado federal que mais investe na cultura da cidade e citou os diversos programas de “patrocina” através das emendas parlamentares.
Quarto tema: zona rural
🔁 Waldenor (PT) pergunta para Lúcia Rocha (MDB): o candidato questionou a oponente sobre suas propostas para a zona rural, que segundo ele, atualmente está abandonada. Em resposta, a candidata disse que o principal investimento que deve ser feito é o abastamento de água, já que muitas localidades dependem dos carros-pipa.
Considerações finais
➡️ Lúcia Rocha (MDB) agradeceu a realização do debate disse que fez um trabalho brilhante na cidade durante seus oito mandatos como vereadora.
“Nós estamos juntos aqui para unirmos forças e mudarmos o destino da nossa cidade, já que nossa cidade está sofrendo com o abandono. Serei prefeita de toda a cidade de Vitória da Conquista!”, disse a candidata durante o seu discurso de consideração”, afirmou.
➡️ Waldenor (PT) disse que está preparado para ser prefeito de Vitória da Conquista e destacou o seu amor pela cidade.
“Tenho experiência política, não estou envolvido em nenhum ato de corrupção, conto com o apoio decisivo do presidente Lula, do governador Jerônimo e dos ex-governadores. Por isso, peço o seu voto para a gente transformar este projeto político em realidade!”, afirmou.
➡️ Marcos Adriano (Avante) relembrou a sua criação na periferia de Vitória da Conquista e seus anos de trabalho como procurador.
“Eu não vou ser candidato de ‘Olívia Flores’, serei um candidato da periferia e da zona rural. Neste momento peço a vocês uma oportunidade de transformar a vida de Vitória da Conquista”, afirmou.
➡️ Sheila Lemos (União Brasil) frisou que está elegível e disse que foi agredida pelos outros partidos durante a campanha.
“Quero reafirmar que sou candidata, sou candidatíssima, estou elegível. Nestes 33 dias de campanha na TV e rádio eu fui agredida pelos 3 partidos, mas tive força porque lembrava de você, homem e mulher que me abraçou neste período de campanha”, afirmou.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Mais Notícias