Foram convidados os candidatos Caio Cunha (Podemos), Rodrigo Valverde (PT) e Mara Bertaiolli (PL). Debate vai ao ar na TV Diário nesta quinta-feira depois da novela “Mania de Você” e também será transmitido ao vivo pelo g1. Caio Cunha, Mara Bertaiolli e Rodrigo Valverde form convidados para o debate desta quinta-feira na TV Diário
Reprodução
A TV Diário transmite nesta quinta-feira (3), o debate entre os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Ele vai ao ar depois da novela “Mania de Você” e também será transmitido ao vivo pelo g1. O debate será mediado pelo jornalista da Rede Globo Giba Bergamim.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Seguindo a lei eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.
Foram convidados para o debate de Mogi das Cruzes os candidatos Caio Cunha (Podemos), Rodrigo Valverde (PT) e Mara Bertaiolli (PL) (veja abaixo as regras do debate).
Para o diretor de Operação da TV Diário, Renato Cocenza, o debate é o ponto alto da campanha eleitoral. “Pra gente é um momento extremamente importante. Acreditamos muito na democracia por meio do debate e da informação correta. É um momento em que as pessoas têm a oportunidade de analisar as propostas dos candidatos. É gratificante participar desse momento da democracia.”
O editor responsável da TV Diário, Dino Rodrigues, destaca que a Globo disponibiliza profissionais para as afiliadas. “O Giba Bergamim tem mais de 20 anos de atuação no jornalismo político. Ele vai levar essa experiência para o debate. A gente percebe uma grande expectativa para o debate entre os candidatos de Mogi das Cruzes. Convidamos quem tem representatividade no Congresso Nacional e as assessorias de todos assinaram as regras. É a grande oportunidade do eleitor avaliar e comparar o comportamento e o preparo de cada um.”
Giba Bergamim tem 47 anos e 24 anos de carreira dedicada essencialmente à cobertura de administração pública.
A primeira cobertura eleitoral de Bergamim foi em 2000. Desde então, ele participou da cobertura de eleições para prefeitura, governo e presidente e para os legislativos municipal, estadual e federal.
“Será um desafio imenso. Ser mediador é uma experiência nova que me deixa muito honrado, especialmente pelo que o debate representa no processo democrático. Minha expectativa é de um debate exclusivamente de ideias e propostas. É uma oportunidade sem igual para que os eleitores de Mogi possam fazer a escolha com consciência e tranquilidade”, explica Bergamin.
A realização do debate mobiliza em torno de 60 profissionais de diversas áreas da TV Diário, como jornalismo, tecnologia e programação.
Leia também
Candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes participam de debate- Ao Vivo
Eleições 2024: confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes na área da saúde
Eleições 2024: confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes na área da educação
Posicionamento
O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética de nome registrado na urna, da esquerda para a direita. A primeira posição é a mais à esquerda do ponto de vista da câmera. Eles ficarão posicionados lado a lado.
TV Diário realiza debates entre os candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes e Suzano
Larissa Rodrigues/g1
Blocos
O debate terá quatro blocos: o primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 2 minutos para fazer suas considerações finais.
Perguntas e réplicas
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado.
Para os candidatos convidados de Mogi das Cruzes, os tempos são: 30 segundos para fazer a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica.
Em cada bloco de perguntas, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta.
Nos dois primeiros blocos, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem. Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas.
A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco foi sorteada durante uma reunião feita com representantes de cada candidatos na sede da TV Diário.
Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar.
Nos blocos de tema determinado, a produção do programa vai escolher 18 temas que serão enviados previamente aos candidatos. Esses temas estarão em uma urna no estúdio e serão escolhidos por sorteio durante o debate. Cada tema será sorteado uma única vez.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições acontece neste domingo (6). Já o segundo turno, caso ocorra, está marcado para o dia 27.
Na primeira etapa, os eleitores devem votar para prefeito e vereador.
O cargo de prefeito é o único que pode ser definido em dois turnos.
Assista a mais notícias