Debate começa após a novela Mania de Você, na noite desta quinta-feira (3). A mediação será feita pelo jornalista Filipe Toledo. Filipe Toledo será o mediador do debate entre os candidatos à Prefeitura de Maceió no 1º turno das Eleições 2024
Arquivo pessoal
A TV Gazeta de Alagoas realiza, nesta quinta-feira (3), o debate de candidatos à Prefeitura de Maceió antes do 1º turno das eleições. O debate ocorre após a novela Mania de Você, e terá transmissão ao vivo na TV, no g1, e no Globoplay.
Para acompanhar o debate ao vivo no g1, basta acessar aqui.
Foram convidados os candidatos JHC (PL), Lobão (Solidariedade) e Rafael Brito (MDB). Em reunião na sede da TV Gazeta, os representantes dos três candidatos confirmaram a participação no encontro.
Eleições 2024: página especial desenvolvida pelo g1 vai mostrar a apuração em todas as cidades de Alagoas
O debate vai ser mediado pelo jornalista Filipe Toledo, apresentador do AL 2. O encontro acontece na sede da TV Gazeta de Alagoas, no bairro do Farol, em Maceió.
Participam do debate os candidatos dos partidos que têm ao menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme a Lei 9.504/97.
Regras do debate
O debate terá quatro blocos. As perguntas serão feitas de candidato para candidato.
Haverá dois blocos com perguntas de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado. O último bloco será para as considerações finais dos candidatos. Da seguinte forma:
1º bloco: perguntas com tema livre
2º bloco: perguntas com tema determinado
3º bloco: perguntas com tema livre
4º bloco: perguntas com tema determinado e considerações finais
A ordem para fazer as perguntas foi estabelecida em uma reunião com os representantes dos participantes, assim como a disposição de cada um no estúdio do debate.
Candidato ausente
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria a pergunta, seu lugar poderá ser mostrado com mais destaque e o mediador poderá lembrar que ele não compareceu ao debate.
Se apenas um candidato comparecer, o mesmo será entrevistado por 20 minutos.
Direito de resposta
Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido pode solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deve levantar a mão em silêncio. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. Assim que perceber que foi notado pelo mediador, deve abaixar a mão e aguardar.
A produção irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda as ofensas. O ofendido deve se manter dentro do tema e não poderá proferir ofensas contra outros candidatos.
Caberá ao mediador, auxiliado pela produção, conceder ou não o direito de resposta. Se possível, o direito será concedido na hora, mas a decisão poderá ser concedida até o fim do debate. O direito de resposta se limita a ofensas no campo moral e não a avaliações negativas sobre propostas de governo ou desempenho administrativo.
Caso ainda haja oportunidade de resposta, réplica ou tréplica do candidato que se sentir ofendido, a TV Gazeta de Alagoas não concederá tempo adicional para exercício do direito de resposta.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL