26 de outubro de 2024

Debate de 2º turno: candidatos à prefeitura de Porto Velho trocam acusações e apontam propostas

Participaram os candidatos Léo (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil). Debate teve duração de mais de uma hora e meia e foi dividido em quatro blocos. Candidatos à prefeitura de Porto Velho no debate do 2º turno
Mateus Santos/g1
Os candidatos à Prefeitura de Porto Velho, em Rondônia, Léo (Podemos) e Mariana Carvalho (União Brasil) participaram de debate de segundo turno promovido pela Rede Amazônica nesta sexta-feira (25), em que debateram propostas sobre segurança, saúde e infraestrutura.
O g1 transmitiu o debate ao vivo, pelo site. A mediação foi feita pelo jornalista Júlio Mosquéra
No primeiro turno das eleições, Léo (Podemos), teve 25,65% dos votos, e Mariana Carvalho (União Brasil), ficou com 44,53%.
As regras foram apresentadas e aceitas por representantes dos candidatos em reuniões realizadas na sede da Rede Amazônica, em Porto Velho. O debate foi dividido em quatro blocos:
no primeiro e terceiro, os candidatos tiveram 10 minutos cada um para debater sobre temas de livre escolha;
no segundo e quarto, cada um contou com 5 minutos para debater temas determinados;
e também no quarto, 1 minuto e 30 segundos para cada um fazer suas considerações finais.
Um sorteio realizado antes do debate definiu que Mariana seria a primeira a falar no primeiro bloco e no quarto, Léo abriu o segundo bloco e iniciou as considerações finais.
Primeiro bloco – tema livre
No segundo turno das eleições em Porto Velho, Léo Moraes e Mariana Carvalho se enfrentaram em um debate acalorado, abordando temas cruciais como saúde e segurança pública.
Mariana Carvalho (União) foi a primeira a falar; ela usou cerca de cinco minutos para falar com o público e se apresentar como “continuidade de uma gestão” e refutar supostas falas do candidato de momentos anteriores. Em seguida, a candidata perguntou se Léo (Podemos) se ele conseguiria apontar três feitos do atual prefeito, Hildon Chaves (PSDB). Léo respondeu e citou tópicos como melhorias na infraestrutura e iluminação pública, mas com ressalvas.
“Eu reconheço que muitas coisas avançaram em relação ao que tínhamos anteriormente e precisa avançar muito mais. Nós vamos manter o que deu certo e vamos melhorar muito o que não tem dado certo”, responde.
Em seguida, os candidatos começaram a debater sobre segurança, a partir da pergunta de Léo. Ambos falaram sobre as propostas de guarda municipal. Os candidatos também falaram sobre saúde. Mariana destacou sua proposta de levar a cidade a um novo patamar de saúde, enfatizando a necessidade de transparência e confiança da população.
“Quero levar Porto Velho a um outro patamar, especialmente em saúde. Precisamos ser sinceros com o eleitor e reconhecer o que foi feito de bom.”
*Esta reportagem está em atualização

Mais Notícias