27 de outubro de 2024

Debate de candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa tem troca de farpas em meio a propostas para diferentes áreas

Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB) participaram de debate na RPC nesta sexta-feira (25). Mabel Canto (PSDB) e Elizabeth Schimdt (União) – candidatas à Prefeitura de Ponta Grossa
Millena Sartori/g1
O debate realizado pela RPC com as duas candidatas que disputam a Prefeitura de Ponta Grossa em 2024, Elizabeth Schmidt (União) e Mabel Canto (PSDB), teve troca de farpas em meio a propostas para diferentes áreas da cidade.
O debate ocorreu nesta sexta-feira (25), dois dias antes da votação do segundo turno, agendada para domingo (27).
O debate foi mediado pela jornalista Viviane Mallmann, da RPC, e abordou temas como saúde, educação, infraestrutura, transporte coletivo e segurança pública. Veja abaixo.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
O debate teve quatro blocos. Em cada um deles, cada candidata formulou duas perguntas.
A ordem das perguntas e das considerações finais foi definida por sorteio, na presença de todos os representantes dos partidos.
No primeiro e no terceiro blocos, o tema das perguntas foi livre.
No segundo e no quarto, oito dos dez temas elaborados pela RPC foram sorteados pela mediadora durante o debate. Após as respostas, houve espaço para réplicas e tréplicas.
No quarto bloco, também foi dado tempo para as considerações finais de cada candidata.
Leia também:
Compare resultados: Ponta Grossa repete em 2024 candidatas à prefeitura do segundo turno de 2020
Votação: Ponta Grossa terá ônibus de graça neste domingo (27) em função do segundo turno das eleições
Jogo Eleitoral: Ferramenta mostra o que pensam as candidatas a prefeita de Ponta Grossa
1º bloco
No primeiro bloco as perguntas foram livres. Entre os assuntos questionados e respondidos pelas candidatas, estiveram a cobrança de obras de pavimentação, investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o funcionamento e o custo de hospitais municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e outras questões sobre saúde pública.
2º bloco
No segundo bloco os temas das perguntas foram sorteados entre assuntos elaborados pela RPC. Os questionamentos e respostas abordaram saúde, com foco na gestão plena e unidades de atendimento, mobilidade urbana e propostas para a habitação e a geração de empregos, citando incentivos fiscais para a contratação de trabalhadores sem experiência.
➡️Manual do eleitor: Confira tudo o que você precisa saber para votar no 2º turno das eleições 2024
3º bloco
Assim como no primeiro bloco, no terceiro as candidatas puderam escolher sobre quais temas perguntariam. Foram abordadas propostas para a educação, relacionadas a uniformes para estudantes e construção de novas escolas e centros municipais de educação infantil (CMEIs), ideias de soluções para problemas em áreas de fundos de vale e combate a alagamentos, pavimentações e parcerias público-privadas, como para a iluminação pública, por exemplo.
4º bloco
Assim como no segundo bloco, no quarto o tema das perguntas foi sorteado entre assuntos elaborados pela RPC. O primeiro tema foi esporte, e as candidatas falaram sobre o programa Prata da Casa e espaços esportivos. O segundo foi turismo, e envolveu a proposta da construção de um hotel-escola e a divulgação de criação de roteiros turísticos. Os outros temas foram transporte coletivo e segurança pública, e as candidatas falaram sobre a nova licitação do transporte público, o sistema de câmeras de monitoramento chamado de “Muralha Digital” e a atuação da Guarda Municipal.
Reveja a entrevista na RPC: Elizabeth Schmidt promete oferecer exames de raio-x e ultrassom para crianças durante consulta no Super Posto de Atendimento Infantil
Reveja a entrevista na RPC: Mabel Canto promete construir ‘miniterminais’ de ônibus em Ponta Grossa, nos moldes das estações-tubo de Curitiba
Considerações finais
A ordem das considerações finais também foi definida em sorteio. Cada candidata teve 2 minutos de fala. Confira:
Mabel Canto (PSDB)
Nas considerações finais, a candidata criticou a atual gestão e agradeceu os eleitores e apoiadores de campanha: “Eu entendo perfeitamente o motivo que eu estou aqui: pra trabalhar pra melhorar a vida da nossa população, pra cuidar de você e da nossa cidade”.
Elizabeth Schmidt (União)
Nas considerações finais, a candidata afirmou que pretende continuar gerindo a cidade em prol do desenvolvimento: “Professores transformam vidas, e essa professora aqui, junto com o Pastor Moisés, quer continuar transformando Ponta Grossa em uma cidade melhor”.
*Esta reportagem está em atualização
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Mais Notícias