26 de outubro de 2024

Debate entre candidatos tem troca de provocações, parcerias e propostas para saúde, educação, meio ambiente e empregos em Cuiabá

Participaram do debate os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), na TV Centro América, em Cuiabá. Debate 2° turno em Cuiabá: Abílio Brunini e Lúdio Cabral
TVCA/reprodução
O debate com os candidatos à Prefeitura de Cuiabá aconteceu nesta sexta-feira (25), na TV Centro América. Participaram do debate os candidatos Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT). O debate foi conduzido pela jornalista e apresentadora Luzimar Collares.
O g1 MT transmitiu em tempo real; reveja
O 1° e o 3° bloco foram temas livres. Já o 2° e o 4° tiveram temas determinados. Ao final do 4° bloco, cada candidato fez suas considerações finais.
Veja abaixo o que foi abordado em cada bloco:
1° bloco
Assista o primeiro bloco do debate entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT)
O 1° bloco do debate começou com tema livre. Pelo sorteio, Lúdio começou perguntando a Abílio sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e como Abílio pretende buscar os investimentos e governar sem brigas políticas. O candidato Abílio propôs diálogo com o Governo Federal como solução.
Lúdio retrucou com a falta de experiência de Abílio na política e seu histórico de conflitos na Câmara Federal. Ele ressaltou o valor da dívida e sugeriu parcerias e diálogo com o Governo Federal, trazendo assim recursos para a capital.
Lúdio também perguntou sobre a busca de recursos para a promessa de Abílio construir moradias durante sua candidatura. Abílio reforçou a proposta de diálogo e prometeu fortalecer a economia de Cuiabá. O candidato disse que as duas principais receitas da capital estão ligadas ao ramo de construção civil e propôs regularizar os imóveis construídos irregularmente.
Lúdio respondeu dizendo que pretende se reunir com as autoridades, como o Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), para discutir investimentos para a construção civil e para a Saúde da cidade. Ele questionou se Abílio se propõe a discutir com o Presidente da República.
As obras na capital foram tema de desentendimento entre os candidatos. Abílio disse que as obras construídas em Cuiabá surgiram de propostas durante o governo de Jair Messias Bolsonaro (PL). Ele disse que concordaria em conversar com o presidente da República.
2° bloco
Assista o segundo bloco do debate entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT)
Abílio Brunini abriu o segundo bloco, que abordou o tema sorteado “Saúde” e dirigiu a pergunta a Lúdio Cabral.
Os candidatos trocaram farpas a respeito da fiscalização na Saúde de Cuiabá. Lúdio respondeu a pergunta dizendo que fiscalizou os serviços da Saúde da capital enquanto trabalhava como médico. Abílio respondeu que sempre fiscalizou a saúde e questionou novamente a omissão de Lúdio.
O candidato Lúdio Cabral questionou Abílio sobre os projetos voltados para a saúde das mulheres. Abílio respondeu sobre o atendimento durante a pandemia de Covid-19 e questionou a frequência que Lúdio visita as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Lúdio reforçou a pergunta sobre projetos de Abilio para a saúde das mulheres.
O bloco seguiu com Lúdio Cabral questionando Abílio com tema “Funcionalismo”. O candidato questinou sobre a saúde financeira e como Abílio pretende assegurar a aposentadoria atual e futura dos servidores municipais.
Abílio respondeu que a solução seria a aplicação de mais concursos públicos. Os candidatos trocaram farpas sobre como agem os aliados de ambos os partidos.
3° bloco
Assista o terceiro bloco do debate entre Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT)
Neste bloco o tema foi livre. Pelo sorteio, Abílio Brunini fez pergunta a Ludio Cabral, sobre propostas para pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Lúdio respondeu que propõe atenção primária à Saúde, reabertura de policlínicas e centros de reabilitação da Cuiabá, além de educação inclusiva.
Na réplica, Abílio falou de suas propostas de governo sobre o assunto, como atender a população com apoio tecnológico e construção de mais hospitais.
Abílio também questionou o funcionamento do transporte público na capital e sugeriu mudanças na maneira de pagamento da passagem de ônibus. Além disso, Abílio também falou de propostas para diminuir a criminalidade e gerar empregos.
O bloco terminou com Lúdio ressaltando suas propostas novamente e que pretende investir na saúde nas creches e diálogo com as famílias.
4° bloco
O quarto bloco foi feito com temas determinados. Os candidatos tiveram, cada, cinco minutos para defender o tema escolhido. Lúdio Cabral começou perguntando sobre a geração de empregos de qualidade e renda.
Abílio propôs facilitar a burocracia e investir na construção civil, na abertura de empresas na capital, apoio a novos empreendimentos e retirar taxas das construções.
Lúdio replicou o candidato enfatizando o potencial da capital. Oportunidade de qualificação a jovens e pequenos empreendedores, modernizar o distrito com indústrias de diferentes setores e estabelecer parcerias com o comércio.
A segunda pergunta é feita por Abílio Brunini, que escolheu o tema “Meio Ambiente”. Abílio disse que pretende acabar com a taxa do lixo e instalar câmeras de segurança nos veículos de coleta de lixo para identificar buracos, calçadas danificadas e mapear vias públicas.
Lúdio respondeu que pretende plantar 1 milhão de árvores na capital e governar com a participação da população. O candidato também destacou o efeito das mudanças climáticas nas altas temperaturas registradas em Cuiabá.
Considerações finais
Após o debate, cada candidato teve a oportunidade de por dois minutos, manifestar as considerações finais. Veja abaixo:
Lúdio Cabral (PT) enfatizou a importância do debate e reforçou que caso eleito, terá um governo com foco nos problemas da Saúde da capital e que pretende governar em parceria com o povo.
O candidato Abílio Brunini (PL) usou o tempo para falar sobre suas propostas e agradeceu aos apoiadores.

Mais Notícias