3 de outubro de 2024

Debate na TV Fronteira coloca frente a frente candidatos a prefeito de Presidente Prudente; saiba horário e regras do programa

Apresentadora Ana Paula Campos, da TV Globo, será a mediadora nesta quinta-feira (3). Da esquerda para a direita, por ordem alfabética de nomes, os candidatos Ed Thomas (MDB), Josué Alves de Macedo (PSOL), Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (Republicanos), Nilton José Miranda (PDT) e Paulo Lima (PSB) disputam o cargo de prefeito de Presidente Prudente (SP) nas Eleições 2024
Aparecido Roberto/TV Fronteira e Reprodução/Instagram
A TV Fronteira realiza nesta quinta-feira (3), a partir das 22h, após a novela “Mania de Você, da Rede Globo, o debate ao vivo com os candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP). O programa também será transmitido pelo Portal g1 Presidente Prudente e Região. Clique aqui para acompanhar on-line em tempo real.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Conforme as regras do debate, os cinco candidatos que integram a disputa eleitoral estão aptos e foram convidados para participar do programa na emissora.
São eles:
Ed Thomas (MDB),
Josué Alves Macedo (PSOL),
Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos),
Nilton José Miranda (PDT) e
Paulo Lima (PSB).
“O debate é sempre um momento muito importante na finalização da campanha eleitoral. É um momento para que o eleitor possa comparar os candidatos que vão participar do debate e fazer a escolha do melhor voto. Faremos esse programa, aguardado com muita expectativa não só por nós, mas por toda a população, para que a gente possa levar um debate de alto nível, um debate de qualidade, e que os candidatos venham imbuídos a isso, a trazer as propostas de campanha para que o eleitor possa escolher, realmente, quem é o melhor candidato a ser prefeito de [Presidente] Prudente”, analisou o jornalista Luís Augusto Pires Batista, gerente de Jornalismo e Esporte da TV Fronteira.
Regras do debate
O debate será dividido em quatro blocos e mediado pela jornalista Ana Paula Campos, que é apresentadora da TV Globo, em São Paulo (SP). Os candidatos estarão posicionados no cenário seguindo a ordem alfabética dos nomes, da esquerda para a direita. Na ausência de algum candidato convidado, seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome.
As perguntas serão feitas de candidato para candidato, com dois blocos de tema livre e dois blocos com perguntas de tema determinado.
Nos blocos de tema livre, o tema da pergunta é de livre escolha do candidato que vai perguntar. Já nos blocos de tema determinado, a produção do programa vai sortear o assunto dentre 20 temas que estarão em uma urna no estúdio. Cada um dos temas será sorteado uma única vez.
Durante o debate, poderão ser sorteados os seguintes temas determinados:
assistência social;
Cidade da Criança;
comissionados;
educação;
emprego;
esporte;
ferrovia;
habitação;
infraestrutura;
lixo;
corrupção;
Parque do Povo;
Prudenco;
Prudenprev;
saúde;
segurança;
tecnologia;
transporte;
turismo; e
zeladoria.
Os tempos de pergunta e resposta serão os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado: 30 segundos para fazer a pergunta; 1 minuto e 30 segundos para a resposta; 1 minuto e 15 segundos para a réplica; e 1 minuto e 15 segundos para a tréplica.
Ao final do quarto bloco, cada candidato terá um minuto para as considerações finais, em ordem estabelecida por sorteio que será realizado ao vivo durante o debate.
“Um debate é sempre uma oportunidade importantíssima para ver o candidato e ouvir as propostas dele. E esse debate, em especial, acho que é ainda mais importante porque é o último, é o último debate, é a última oportunidade. E, para que o debate funcione super bem, a gente está se organizando e preparando há mais de dois meses com reuniões envolvendo todos os departamentos mesmo. No total, devem ter, pelo menos, 50, 60 pessoas envolvidas direta ou indiretamente no debate”, reforçou a jornalista Vivian Padovan, chefe de Redação da TV Fronteira.
VEJA TAMBÉM:
Sorteio define calendário de entrevistas com candidatos a prefeito e vice de Presidente Prudente nas Eleições 2024
TV Fronteira divulga regras para debate com candidatos a prefeito de Pres. Prudente nas Eleições 2024
A jornalista Ana Paula Campos, da TV Globo, será a mediadora do debate entre candidatos a prefeito de Presidente Prudente (SP), nesta quinta-feira (3), na TV Fronteira
Júlia Guimarães/g1
Ordem das perguntas
Confira abaixo a ordem dos candidatos que irão fazer as perguntas em cada um dos quatro blocos, conforme definição em sorteio.
Bloco 1 (tema livre)
1ª pergunta: Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos);
2ª pergunta: Ed Thomas (MDB);
3ª pergunta: Nilton José Miranda (PDT);
4ª pergunta: Paulo Lima (PSB); e
5ª pergunta: Josué Alves Macedo (PSOL).
Bloco 2 (tema determinado)
1ª pergunta: Nilton José Miranda (PDT);
2ª pergunta: Ed Thomas (MDB);
3ª pergunta: Josué Alves Macedo (PSOL);
4ª pergunta: Paulo Lima (PSB); e
5ª pergunta: Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos).
Bloco 3 (tema livre)
1ª pergunta: Ed Thomas (MDB);
2ª pergunta: Nilton José Miranda (PDT);
3ª pergunta: Paulo Lima (PSB);
4ª pergunta: Josué Alves Macedo (PSOL); e
5ª pergunta: Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos).
Bloco 4 (tema determinado)
1ª pergunta: Paulo Lima (PSB);
2ª pergunta: Milton Carlos de Mello “Tupã” (Republicanos);
3ª pergunta: Josué Alves Macedo (PSOL);
4ª pergunta: Nilton José Miranda (PDT); e
5ª pergunta: Ed Thomas (MDB).
Direito de resposta
Sinalizadores, colocados em locais visíveis para os candidatos, piscarão indicando os últimos 10 segundos de tempo disponível, tanto para a formulação de perguntas, quanto para respostas, réplicas, tréplicas e as considerações finais. A luz permanecerá acesa quando o tempo se esgotar.
Se algum candidato convidado faltar ao debate, o seu lugar permanecerá vazio com uma placa que o identifique pelo nome. Na vez em que, pelo sorteio, faria a pergunta, seu lugar poderá ser mostrado com mais destaque e o mediador poderá lembrar que ele não compareceu ao debate.
Na primeira rodada de tema livre, e somente nela, os candidatos presentes, se quiserem, antes de escolher o candidato a quem farão a pergunta, poderão fazer, em 30 segundos, a pergunta que fariam ao candidato que se ausentou. Depois de feita a pergunta, escolhem um candidato presente e segue-se a mecânica já descrita acima.
Em nenhuma hipótese, a pergunta ou o comentário poderá conter ofensas pessoais ao candidato ausente. Se isto ocorrer, a palavra do participante será cortada imediatamente.
Se um candidato fizer ofensas pessoais a outro, o candidato ofendido poderá solicitar direito de resposta. Para isso, no momento da ofensa, deverá levantar a mão em silêncio. Este será o sinal de que está solicitando direito de resposta. Uma comissão irá analisar o pedido e poderá conceder um minuto para que ele responda às ofensas.
O ofendido deverá se manter dentro do tema e não poderá proferir ofensas contra outros candidatos. Caberá à mediadora, auxiliada por essa comissão, conceder ou não o direito de resposta. Se possível, o direito será concedido na hora, mas a decisão poderá ser concedida até o fim do debate.
Durante o debate, os candidatos não poderão usar qualquer roupa ou adereço que traga qualquer tipo de propaganda ou número de urna (incluindo, por exemplo, bottons, pins e/ou adesivos), assim como não poderão exibir para as câmeras qualquer tipo de documento, panfleto, impresso ou texto, ainda que manuscrito. O candidato que infringir esta regra será interrompido pela mediadora e terá sua imagem e áudio imediatamente cortados.
Ideias e propostas
A expectativa da mediadora Ana Paula Campos é de que os candidatos, durante o debate, sejam, acima de tudo, propositivos nessa reta final da campanha eleitoral para esclarecer, fortalecer e consolidar o voto de quem já decidiu e ajudar aqueles eleitores que ainda estejam indecisos.
“Primeiro, eu quero dizer que é uma honra essa oportunidade de mediar o debate para os candidatos à Prefeitura de Presidente Prudente, uma cidade tão importante aqui do Oeste Paulista. A gente espera, claro, que seja um debate de ideias e de propostas para que o eleitor que ainda não definiu o seu voto possa conhecer melhor o que cada candidato apresenta para o futuro de Presidente Prudente. Então, que os candidatos sejam, acima de tudo, propositivos nessa reta final para esclarecer, fortalecer, consolidar o voto de quem já decidiu e ajudar aqueles que ainda estão indecisos”, disse Ana Paula ao g1.
“Muito importante que o eleitor tenha essa oportunidade de conhecer, na reta final, principalmente, as propostas dos candidatos para que, no domingo [6], ele possa depositar o voto dele na urna, exercer a cidadania, fortalecendo a democracia com convicção do que ele está fazendo, do que ele deseja para o futuro da cidade”, concluiu a apresentadora.
Serviço
O Portal g1 Presidente Prudente e Região transmitirá o debate da TV Fronteira ao vivo, nesta quinta-feira (3), a partir das 22h. Além disso, também terá a cobertura jornalística em tempo real, a partir das 19h, com todas as atualizações, destaques e vídeos do programa.
O debate também será transmitido ao vivo pelo Portal CBN Prudente, pelas rádios CBN Prudente (88,3 FM e canal no YouTube), Fronteira (102,3 FM) e 99 FM, e pela plataforma Globoplay.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Mais Notícias