29 de setembro de 2024

Debate para prefeito de Balsas tem embates entre grupos políticos, críticas à saúde e educação, e propostas

Candidatos falaram ainda sobre infraestrutura, transporte, segurança, juventude, cultura e habitação. O debate promovido pela TV Mirante neste sábado (28) entre candidatos à Prefeitura de Balsas foi marcado por embates entre Celso e Alan, relacionadas aos grupos políticos a que pertencem, assim como propostas em diversos temas e críticas à educação e à saúde no município, na atual gestão.
Essa foi a primeira vez que a TV Mirante realizou o debate eleitoral na cidade de Balsas, que contou com a participação de Alan da Marissol (PRD), Celso Henrique (PP) e Prof. Francisco Cunha (NOVO).
Dentre as propostas apresentadas, os participantes falaram ainda sobre infraestrutura, transporte, segurança, juventude, cultura e habitação.
Clique e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Candidatos à Prefeitura de Balsas participaram do debate da TV Mirante
Yrna Turati
O debate foi transmitido ao vivo, pela TV Mirante, aos moradores da região de Balsas; e para o público em geral, pelo g1 Maranhão.
O jornalista Clóvis Cabalau mediou o debate, que teve 4 blocos de perguntas, sendo 2 deles com temas determinados e 2 com temas livres. No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.
Em reuniões realizadas antes do debate, as regras e ordem das perguntas dos candidatos em cada bloco foram apresentadas e aceitas pelos representantes.
Acompanhe a cobertura completa do debate
1º bloco
No início do bloco, todos os candidatos tiveram 30 segundos para fazer a sua audiodescrição e, em seguida, o mediador explicou as regras do debate.
O primeiro bloco foi de tema livre e o primeiro candidato a fazer a pergunta, mediante sorteio prévio, foi o professor Francisco Cunha (NOVO), que escolheu o candidato Alan da Marissol (PRD). O tema da pergunta foi infraestrutura.
Prof. Francisco Cunha perguntou sobre o que Alan da Marissol fará, caso eleito, para resolver o problema de esgotamento sanitário de Balsas.
Alan da Marissol afirmou que pretende criar microbacias para fazer a canalização do esgoto e realizar o tratamento para devolver a água limpa ao rio Balsas. O candidato citou, ainda, a falta d´água constante em Balsas e prometeu ampliar o sistema de rede e fortalecer o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto).
O segundo a fazer a pergunta foi Alan da Marissol, que questionou Celso Henrique sobre o que o candidato, caso eleito, vai fazer para melhorar a segurança de Balsas.
Celso Henrique disse que Balsas e todo o Brasil estão debatendo a municipalização da violência e que ele trabalhou muito, durante oito anos, ajudando as polícias Militar e Civil e todas as forças de segurança para que trabalhassem pela segurança pública do município. Ele disse, ainda, que investiu na Guarda Municipal, aumentando o efetivo de 70 para 100, aumentou o uso de armas não letais e a quantidade de veículos.
Por fim, Celso Henrique perguntou ao candidato Francisco Cunha sobre educação, destacando que Balsas tem seis escolas de tempo integral e uma escola militar. Celso questionou o que o professor Francisco pretende fazer em relação à educação da cidade.
O professor Francisco Cunha afirmou que pretende dar continuidade a tudo que existe de bom e melhorar muito mais, com a valorização efetiva do aluno e também dos professores e colaboradores da educação. No caso das escolas de tempo integral, segundo Francisco, os alunos terão café, merenda, almoço e lanche, além de ter transporte de qualidade com segurança.
2º bloco
No segundo bloco, os temas foram escolhidos por sorteio. O primeiro tema sorteado foi transporte. O candidato Alan da Marissol perguntou a Celso Henrique sobre o porquê do transporte público na cidade, prometido há oito anos, nunca foi implementado, além de nunca ter sido criado ao anel viário.
O candidato Celso Henrique afirmou que para ter transporte público é preciso, primeiro, ter vias pavimentadas e ele fez mais de 220 km de asfalto na cidade e agora Balsas pode sonhar com o transporte público. Celso disse, ainda, que já foi feita a licitação do transporte, mas a empresa vencedora não assumiu, mas já há uma segunda licitação. Quanto ao anel viário, se trata de uma obra federal, por ser muito cara. Mas que já tem um projeto pronto e a licitação está em andamento.
O segundo tema sorteado foi saúde, e Celso Henrique perguntou a Francisco Cunha sobre o que tem no plano de governo dele como ação principal para a saúde da cidade.
O professor Francisco disse que pretende resolver muitos problemas, como o do Hospital Balsas Urgente e prometeu tirar a unidade de saúde do local onde está, e a instalar em um local que seja adequado para atender à população. Quanto às demais unidade de saúde, ele disse que vai verificar a parte física e fazer convênio com a iniciativa privada, para atender ao município.
O terceiro tema escolhido foi segurança, e o Prof. Francisco Cunha perguntou para Alan da Marissol sobre a promessa dele de criar, nos primeiros dias de governo, a Secretaria Municipal de Segurança e questionou como ele, efetivamente, vai executar o projeto de segurança, para reduzir ou até eliminar a violência na cidade.
Alan da Marissol afirmou que criar a secretaria e vai equipar, treinar, aparelhar e armar a Guarda Municipal, além de adquirir novas viaturas e motocicletas. Ele promete, ainda, colocar videomonitoramento nas principais avenidas da cidade, na entrada e saída de Balsas e nos arredores de bancos e escolas, bem como investir em esporte e lazer para tirar os jovens das drogas e da criminalidade.
3º bloco
O bloco foi de tema livre novamente. Celso Henrique escolheu Alan da Marissol e perguntou se o modelo de gestão da saúde será como o que é feito no hospital regional. Segundo Celso, o grupo político de Alan ‘sucateou’ o hospital.
Em resposta, Alan disse que é ‘um grande defensor da saúde’ e que Celso tenta ‘incriminar’ a família Martins por, atualmente, não apoiá-lo na candidatura.
Depois, Alan da Marissol se direcionou ao Prof. Francisco Cunha. A pergunta foi sobre saúde e o que ele vai fazer para melhorar o atendimento médico em Balsas.
Francisco disse que vai valorizar e aumentar o número de profissionais que atuam na saúde de Balsas e retomar os convênios que existem com o setor privado. Francisco disse ainda que fará parcerias público-privada porque há poucos recursos para uma grande demanda na saúde. Um simples parto no Hospital Balsas Urgente, segundo Francisco, está difícil.
Em seguida, o candidato Prof. Francisco Cunha direcionou a pergunta a Celso Henrique. O questionamento foi como cuidar das vias urbanas e pavimentação, inclusive nos bairros periféricos e Zona Rural.
Celso respondeu dizendo que Balsas tem, no plano diretor, uma lei de uso e ocupação do solo, que estaria sendo cumprido. Ele diz que fez cerca de 1km de asfaltamento por mês. Para Celso, agora, com as obras feitas na Zona Urbana, será possível fazer não só pavimentação, como outras obras, também na Zona Rural.
Já para o Prof. Francisco Cunha, há estradas vicinais que não possuem trafegabilidade. Portanto, ele iria dar continuidade à pavimentação na Zona Urbana, enquanto amplia o asfalto na Zona Rural.
4º bloco
O último bloco novamente foi de tema determinado. O primeiro tema sorteado foi ‘juventude’ e a pergunta de Alan da Marissol foi direcionada ao candidato Celso Henrique sobre a falta de políticas públicas para os jovens.
Celso disse que já existe o programa ‘Qualifica Balsas’, que já teria qualificado mais de 15 mil jovens na cidade. Ele diz ainda que há mais 17.500 nas escolas do município, algumas de tempo integral, assim como qualificação continuada aos professores.
Alan respondeu dizendo que houve a chegada da Inpasa em Balsas. Porém, como não há mão de obra qualificada, os melhores cargos são ocupados por pessoas ‘de fora’. Ele também criticou a qualidade das escolas de Balsas e prometeu fortalecer a UEMA e ampliar o número de universidades na cidade.
O segundo tema foi ‘cultura’. O candidato Celso Henrique perguntou sobre o calendário cultural de Balsas ao Prof. Francisco Cunha. Francisco citou os eventos religiosos que acontecem em Balsas, que terão continuidade e apoio da Prefeitura.
Francisco falou ainda dos artistas artesanais e compositores de Balsas, que teriam apoio municipal. Já Celso declarou que haverá a Semana do Evangélico e todo o calendário de festas, como a Festa do Vaqueiro, serão ampliadas
Depois, o candidato Francisco Cunha perguntou ao candidato Alan da Mirassol. O tema sorteado foi ‘habitação’ e a pergunta disse respeito a elaboração de algum projeto para garantir moradia às pessoas carentes.
Alan comentou que irá usar o programa ‘Minha Casa Minha Vida’ para ajudar na construção de habitação para as pessoas que mais precisam, e que ‘tem amizades’ na área política que iriam ajudar a garantir moradia para toda a população.
O Prof. Francisco Cunha complementou dizendo que também buscaria o programa ‘Minha Casa Minha Vida’, assim como possíveis programas estaduais. Outra promessa foi que, a cada grande loteamento, os investidores serão apoiados pela Prefeitura para direcionar alguma área para a construção de casas populares.
Considerações finais
Após a rodada de perguntas, cada candidato teve 2 minutos para as considerações finais, em ordem previamente estabelecida por sorteio. Eles falaram sobre suas propostas e pediram o voto aos eleitores, no dia 6 de outubro.
Alan da Marissol (PRD)
Alan fez agradecimentos e disse que tem projetos para melhorar a qualidade de vida. Prometeu implementar uma secretaria de Segurança Pública, trazer ‘o maior número de especialistas’ para a realização de exames em Balsas, aparelhar o centro cirúrgico, substituir as pontes de madeira por pontes de ferro, e melhorar a vida do homem do campo e o transporte escolar.
Celso Henrique (PP)
Celso disse que ‘está preparado’ para administrar Balsas e que fez muito nos últimos oito anos, junto com o Dr. Erik , que teria ‘revolucionado’ o município. Disse ainda que é muito bem recebido nas ruas e que pretende continuar com o trabalho da atual gestão. Por fim, fez nova críticas ao candidato Alan e ao grupo político a que o adversário pertence.
Prof. Francisco Cunha (NOVO)
O candidato reclamou do pouco tempo de televisão e agradeceu às TVs pela oportunidade de apresentar propostas aos eleitores. O professor disse ainda que é o único candidato ‘de direita’ em Balsas e que vai atuar junto com o povo, se eleito, porque ‘não é preciso ser de família rica’ para estar à disposição da população e ser prefeito.

Mais Notícias