5 de outubro de 2024

Debate para prefeito de BH tem troca de acusações, discussões sobre ônibus e propostas referentes ao plano diretor

Debate da TV Globo contou com a participação de Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT). Candidatos prontos para debate em Belo Horizonte
Rodrigo Salgado/g1
O debate promovido pela TV Globo nesta quinta-feira (3) entre candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte foi marcado por trocas de acusações entre os participantes e críticas à atual gestão. Os presentes também discutiram propostas para saúde, transporte público, meio ambiente, geração de emprego e renda e outros assuntos.
Participaram Bruno Engler (PL), Carlos Viana (Podemos), Duda Salabert (PDT), Fuad Noman (PSD), Gabriel (MDB), Mauro Tramonte (Republicanos) e Rogério Correia (PT).
Foram convidados os candidatos de partidos, coligações ou federações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme estipula a Lei 9.504/97, ou que alcançaram seis ou mais pontos na última pesquisa estimulada da Quaest.
O debate teve quatro blocos com perguntas entre os candidatos, sendo dois de tema livre e dois com temas determinados. Veja como foi:
Primeiro bloco – temas livres
Debate BH: veja 1º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de BH
Rogério Correia x Mauro Tramonte
Rogério Correia disse que Tramonte faltou a um terço das reuniões da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), enquanto deputado, e perguntou se ele vai faltar da mesma forma se for eleito prefeito. Mauro Tramonte falou que fez mais de mil proposições na ALMG, teve 19 projetos de lei aprovados e fez várias audiências públicas. Ele disse, ainda, que tem dois empregos, mas, se for eleito prefeito, vai se dedicar à prefeitura, com foco em saúde, educação, limpeza urbana e saneamento básico.
Fuad Noman x Duda Salabert
Fuad Noman perguntou a opinião de Duda Salabert sobre projetos de lei de Bruno Engler na ALMG que chamou de “transfóbicos”. Duda disse que a maioria dos projetos que Engler apresentou são inconstitucionais, utilizados para desviar a atenção pública. A candidata afirmou que quer resolver problemas reais de Belo Horizonte, como a fome. Na réplica, Fuad Noman falou que a prefeitura tem feito vários trabalhos de proteção à população LGBT+ e que o município atua para acolher pessoas em situação de risco. Na tréplica, Duda disse que a gestão de Fuad foi marcada pela exclusão de vários grupos.
Bruno Engler pediu direito de resposta, que foi negado.
Duda Salabert x Fuad Noman
Duda perguntou a Fuad como ele iniciou a carreira na vida pública. O candidato à reeleição disse que começou como garçom e citou, entre outros pontos, que trabalhou no Ministério da Fazenda, foi presidente de empresas de previdência e secretário de Fazenda de Belo Horizonte e que sempre atuou como técnico, trabalhando para o povo. Na réplica, Duda falou que Fuad atuou no Exército durante a ditadura militar e perguntou se ele se arrepende. O atual prefeito respondeu que a participação de um sargento dentro de um quartel não “tem nada a ver” com o que pode ter acontecido e que a história dele é limpa.
Gabriel x Rogério Correia
Gabriel perguntou qual a proposta de Correia sobre plano diretor e contrato com as empresas de ônibus. O candidato do PT disse que é favorável à outorga onerosa e que isso é importante para manter áreas de preservação ambiental. Em relação ao transporte, ele falou que o novo contrato deve ter ônibus novos e que é necessário ter tolerância zero com os empresários do setor. Na réplica, Gabriel falou que quer mudar o formato da outorga onerosa para reduzir o valor dos imóveis e que o próximo contrato do transporte deve “punir o empresário de ônibus”. Ele disse também que a campanha do atual prefeito, Fuad Noman, está recebendo dinheiro de empresários de ônibus. Na tréplica, Correia voltou a destacar a necessidade de uma nova frota de ônibus.
Mauro Tramonte pediu direito de resposta, que foi negado.
Fuad Noman pediu direito de resposta, que foi concedido. Sobre a fala de Gabriel em relação ao financiamento da campanha por empresários de ônibus, Fuad disse que ele está “muito enganado” e tem uma “história limpa”. Ele falou que fez um jantar de adesão e que as pessoas compraram ingresso, inclusive do setor de ônibus. Fuad também afirmou que tem “gente da construção civil” pagando para a campanha de Gabriel.
Gabriel também pediu direito de resposta, que foi concedido. O candidato afirmou que ele criou vários benefícios para o transporte, como gratuidade em vilas e favelas, e voltou a repetir que vários empresários de ônibus estão pagando a campanha de Fuad.
Fuad pediu um novo direito de resposta, que foi negado.
Bruno Engler x Gabriel
Engler perguntou a opinião de Gabriel sobre a gestão de Fuad em relação à limpeza da Lagoa da Pampulha. Gabriel disse que o atual prefeito é “omisso” e que a prefeitura contrata uma limpeza sem licitação para limpar a água. Ele falou ainda que é necessário que a prefeitura negocie com a Prefeitura de Contagem e o governo do estado para tratar do patrimônio. Na réplica, Engler falou que vai fazer um raio-X de todos os contratos da prefeitura e exigir da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) o tratamento de esgoto. Gabriel disse, na tréplica, que o prefeito é ausente.
Mauro Tramonte x Carlos Viana
Tramonte perguntou a Viana sobre os problemas da saúde, como falta de médicos. Carlos Viana falou que não basta contratar profissionais, é preciso melhorar as condições de trabalho. Ele disse que é necessário promover concurso público para a contratar equipes para o Programa Saúde da Família e evitar a lotação de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Na réplica, Tramonte disse que vai criar uma ferramenta que lembre as pessoas sobre consultas e exames marcados, além de fazer parcerias com hospitais privados para a realização de exames e cirurgias eletivas em horários “ociosos”, durante a madrugada. Viana falou, na tréplica, que concorda com a oferta de cirurgias na madrugada e que é necessário atender as pessoas antes que elas precisem ir às UPAs.
Carlos Viana x Bruno Engler
Viana perguntou a Bruno Engler se ele se vacinou contra a Covid-19 ou se vai apresentar um cartão falso. Engler disse que Viana está parecendo “papagaio da esquerda” e que não tomou a vacina de Covid-19. Ele falou que é a favor de a prefeitura disponibilizar todas as vacinas para quem desejar se imunizar. Na réplica, Viana disse que Engler é de extrema direita, de “uma direita da idade média” e que ele faltou a metade das sessões como deputado. Engler respondeu, na tréplica, que a afirmativa é mentira e que Viana é irrelevante no cenário político.
Rogério Correia e Carlos Viana pediram direito de resposta, que foi negado.
Segundo bloco – temas sorteados
Debate BH: veja 2º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de BH
Bruno Engler x Fuad Noman – população de rua
Engler disse que a população em situação de rua em BH é maior do que aponta o censo da prefeitura e questionou Fuad como ele pretende resolver o problema. Fuad Noman respondeu que a prefeitura tem vários programas voltados para pessoas em situação de rua, de moradia e capacitação, e disse que essas pessoas estão sendo tratadas. Engler falou que, se for eleito, vai fazer um mapeamento dessa população para entender o que cada pessoa precisa. Fuad repetiu que todas as pessoas em situação de rua estão sendo tratadas e atendidas.
Fuad Noman x Mauro Tramonte – educação
Fuad perguntou qual a proposta de Tramonte para a educação, e Tramonte disse que a cidade tem muitas crianças fora de creches e que a prefeitura leva até um ano para credenciar instituições. Ele afirmou que é preciso ampliar vagas em creches e destacou o fato de a gestão de Fuad ter tido cinco secretários de Educação diferentes em dois anos e meio. Na réplica, o candidato à reeleição falou que BH tem 244 creches conveniadas e que a capital tem as melhores escolas de educação infantil do país. Na tréplica, Tramonte falou que Fuad “leiloou” a prefeitura para vários partidos.
Fuad Noman pediu direito de resposta, que foi negado.
Duda Salabert x Carlos Viana – cultura
Duda perguntou a Viana qual projeto ele tem para a área de cultura. Viana disse que quer centralizar a cultura dentro de um projeto para atrair turistas para Belo Horizonte. Ele falou que vai transformar o Parque das Mangabeiras em uma galeria aberta e que a prefeitura precisa trabalhar mais os atrativos da cidade, como Carnaval e Feira Hippie. Na réplica, Duda falou que, se for eleita, vai triplicar o orçamento de cultura, fortalecer o Carnaval e dar isenções fiscais para bares e restaurantes. Na tréplica, Viana afirmou vai construir um galpão do samba para as escolas e revitalizar a região da Guaicurus.
Rogério Correia x Bruno Engler – saneamento básico
Rogério Correia perguntou a Engler como ele vai resolver o problema do saneamento básico criando “encrenca” com o governo federal. Engler disse que, se for eleito, vai ter um relacionamento institucional com o governo federal e que não tem problema de buscar diálogo para trazer soluções para Belo Horizonte. Correia chamou Engler de “desequilibrado” na réplica, e o candidato do PL, na tréplica, falo que o adversário do PT defende criminosos.
Rogério Correia pediu direito de resposta, que foi concedido. Correia falou que Engler fala mentiras e afirmou também que foi relator da CPI do Narcotráfico em Minas Gerais enquanto deputado estadual.
Engler pediu direito de resposta, que foi negado.
Gabriel x Duda Salabert – planejamento urbano
Gabriel perguntou como Duda vai diminuir a distância entre os lugares onde as pessoas vivem e trabalham. Duda disse que é preciso transformar imóveis vazios em moradia popular e desenvolver economicamente as regionais. Na réplica, Gabriel falou que quer fazer as pessoas morarem perto de onde trabalham e, na tréplica, Duda falou que vai trazer para BH o VLT e adaptar a cidade para a crise climática, tornando a capital mais arborizada.
Carlos Viana x Gabriel – diversidade
Viana perguntou qual a proposta de Gabriel para tornar a cidade mais igual para todos. O candidato do MDB afirmou que, como vereador, colocou recursos em uma casa de acolhimento para pessoas LGBT+ e que é preciso ter prefeituras regionais cuidando de cada parte da cidade. Na réplica, Viana falou que é preciso respeitar as pessoas e que, se for eleito prefeito, vai atrair todos que querem tornar a cidade mais “colorida”. Gabriel disse, na tréplica, que é preciso buscar financiamento privado para o Carnaval.
Mauro Tramonte x Rogério Correia – emergência climática
Tramonte perguntou qual o projeto de Correia para evitar que a situação climática afete Belo Horizonte. Correia respondeu que propõe criar um parque nacional da Serra do Curral e plantar uma árvore para cada habitante da cidade. Tramonte disse, na réplica, que vai reflorestar áreas queimadas e incentivar empresas a adotar e manter espaços verdes. Correia afirmou, na tréplica, que vai ter cuidado com a área ambiental.
Terceiro bloco – temas livres
Debate BH: veja 3º bloco do debate da Globo entre os candidatos à prefeitura de BH
Mauro Tramonte x Duda Salabert
Tramonte afirmou que Fuad Noman é financiado por empresários de ônibus e perguntou como Duda vê isso. Duda falou que o candidato à reeleição tem uma relação “histórica” com o deputado Aécio Neves (PSD) e questionou a trajetória de Fuad na defesa de professores, servidores, meio ambiente e em respeito à memória, criticando o fato de o atual prefeito ter chamado a ditadura militar de “revolução”. Na réplica, Tramonte falou que vai comprar ônibus novos para a cidade e, na tréplica, Duda criticou o pagamento de subsídio para as empresas de ônibus.
Duda Salabert x Fuad Noman
Duda perguntou a Fuad qual projeto ele tem para a saúde. O candidato à reeleição respondeu que, nos últimos dois anos, a prefeitura fez quase 90 mil cirurgias eletivas e melhorou centros de saúde, além de contratar profissionais. Na réplica, Duda falou que a situação da saúde está caótica e que é preciso modernizar a área, dando mais transparência sobre as filas de exames e cirurgias, e melhorar a comunicação. Ela também citou a proposta de realização de procedimentos durante a madrugada. Fuad falou, na tréplica, que tem melhorias a serem feitas e que está implantando sistema de informática na saúde.
Gabriel pediu direito de resposta, que foi negado.
Rogério Correia x Mauro Tramonte
Correia perguntou a Tramonte se ele vai privatizar o serviço público. Tramonte respondeu que não vai privatizar “nada” e que tem respeito pelos servidores públicos. Na réplica, Correia disse que propõe criar uma mesa permanente de diálogo com os servidores e, para os professores, pagar o piso salarial nacional, além de fortalecer o orçamento participativo. Tramonte falou, na tréplica, que muitos servidores públicos estão adoecendo e que é preciso resgatá-los.
Carlos Viana x Gabriel
Viana perguntou as propostas de Gabriel para o transporte. Gabriel falou que atuou como vereador e citou a lei que garante tarifa zero em vilas e favelas e que, se for eleito, vai ampliar o passe livre para toda a educação. Viana disse, na réplica, que vai tirar os ônibus da Região Metropolitana do centro e buscar tarifas menores. Gabriel defendeu, na tréplica, a implantação de faixas exclusivas e de bilhete único.
Mauro Tramonte pediu direito de resposta, que foi negado.
Fuad Noman x Carlos Viana
Fuad perguntou o que Viana faria na área do antigo Aeroporto Carlos Prates. Viana criticou o fechamento do aeroporto e que, se for eleito prefeito, vai dar sequência ao projeto de aproveitamento do local e fazer ali um centro de apoio para helicópteros, com oficina e escola, e que o espaço possa ser um centro de reabastecimento para aeronaves dos bombeiros e da polícia. Ele falou também quer quer transformar BH na cidade dos eventos. Fuad disse, na réplica, que o aeroporto foi fechado pelo governo federal e que vai implantar moradias populares no local. Viana afirmou, na tréplica, que o centro da cidade precisa de empresas digitais e de recuperação do comércio.
Gabriel x Bruno Engler
Gabriel perguntou a Engler como gerar mais trabalho em Belo Horizonte sem gastos extras. O candidato do PL respondeu que é preciso incentivar a construção civil na cidade e desburocratizar o Código de Posturas. Ele disse também que pretende liberar anúncios luminosos. Gabriel falou, na réplica, que a Região do Barreiro pode atrair empresas de economia verde e que, no São Francisco, na Pampulha, é possível criar mais moradias para estudantes. Na tréplica, Engler criticou a demora para liberação de autorizações e alvarás para eventos.
Bruno Engler x Rogério Correia
Engler perguntou a Correia sobre os votos da candidata a vice dele, Bella Gonçalves (PSOL), em relação a projetos relacionados à segurança. O candidato do PT afirmou que o partido criou a Guarda Municipal e que, se for eleito, a corporação vai respeitar os direitos humanos e atuar no combate ao crime. Ele falou também de iluminação de ruas e combate a assédio contra as mulheres. Na réplica, Engler falou que vai ter “tolerância zero” com a criminalidade e vai aumentar o efetivo da Guarda Municipal, além de fortalecer patrulhas especializadas. Correia falou, na tréplica, que vai defender os direitos das mulheres.
Quarto bloco – temas sorteados
Mauro Tramonte x Fuad Noman – transporte público
Tramonte perguntou a Fuad sobre a redução da quantidade de viagens realizadas no transporte público. O candidato à reeleição falou que se as empresas de ônibus fizerem menos viagens, deixam de receber. Disse também que BH tem a frota mais moderna do Brasil e que a cidade não tem mais ônibus quebrado. Na réplica, Tramonte falou que a periferia tem veículos “caindo aos pedaços” e perguntou a Fuad se ele vai continuar recebendo recursos de empresários do transporte para a campanha. Fuad afirmou, na tréplica, que um jantar de adesão em que as pessoas pagaram R$ 35 mil, em uma campanha que vai custar R$ 20 milhões, não é patrocínio.
Gabriel x Mauro Tramonte – meio ambiente
Gabriel perguntou como Tramonte pretende modernizar a forma de arborizar a cidade. Tramonte falou que vai fazer com que empresas possam aderir ao plantio de árvores e cuidar de parques e jardins da cidade. Gabriel afirmou, na réplica, que vai simplificar o plantio de árvores na cidade. Tramonte falou, na tréplica, que vai incentivar o transporte público para gerar menos poluição.
Rogério Correia x Carlos Viana – emprego e renda
Correia perguntou o que Viana fará para incentivar o crescimento de Belo Horizonte. Viana disse que é preciso atrair investidores e favorecer a construção civil na cidade. Ele falou também que quer desburocratizar a liberação de alvarás para empreendimentos e criar grandes eventos na cidade para gerar renda na gastronomia e na cultura. Correia falou que vai pagar uma renda extra a famílias que precisam em Belo Horizonte. Na tréplica, Viana afirmou que, se ele for eleito, a prefeitura vai assumir o ensino médio e ofertar cursos profissionalizantes.
Bruno Engler x Duda Salabert – Lagoa da Pampulha
Engler perguntou como Duda vê a gestão atual em relação à Lagoa da Pampulha. Duda afirmou que, se em dois anos, não melhorar a qualidade da água, vai renunciar ao cargo. A candidata do PDT disse também que a empresa encarregada da limpeza está “matando” a lagoa e que o patrimônio precisa ser mais bem cuidado. Engler falou, na réplica, que vai auditar os contratos e “estancar” a corrupção. Duda respondeu, na tréplica, que vai impedir a mineração na Serra do Curral e criar um plano de destamponamento de rios e córregos na cidade.
Duda Salabert x Rogério Correia – trânsito
Duda perguntou qual o projeto de Correia para enfrentar a “máfia do transporte público”. Correia disse que o novo contrato deve prever quadro de horários fiscalizado pela própria prefeitura e que estabeleça ônibus novos. Ele defendeu também pistas exclusivas para ônibus e a implementação de um bilhete único, além da ampliação de ciclovias. Duda falou, na réplica, que, se for eleita, BH vai pagar o maior salário para professores entre todas as capitais do país e implementar um projeto de saúde nas escolas. Correia afirmou, na tréplica, que vai garantir aos professores o pagamento do piso salarial nacional e a ampliação de ensino integral.
Fuad Noman x Gabriel – saúde
Fuad perguntou a Gabriel as propostas dele para a saúde. Gabriel disse que, se eleito, vai modernizar e digitalizar a saúde, além de criar um plano de carreira para profissionais da área. Fuad falou, na réplica, que o sistema de tecnologia está sendo implantado e que a cidade tem médicos e oferece atendimento de boa qualidade. Na tréplica, Gabriel afirmou que é preciso avançar na telemedicina.
Carlos Viana x Bruno Engler – investimentos
Viana perguntou qual a proposta de Engler para atrair investidores. Engler afirmou que é preciso mudar o plano diretor para ampliar o direito de construção na cidade e rever o Código de Posturas, de forma a facilitar a liberação de alvarás para empreendimento. Viana disse, na réplica, que é necessário reduzir o IPTU e também defendeu a mudança do plano diretor, além de tornar BH a capital dos eventos. Engler disse, na tréplica, que é preciso cobrar menos impostos de empreendedores.
Reportagem em atualização

Mais Notícias