3 de fevereiro de 2025

DeepSeek: Fantástico testa chatbot chinês e explica susto causado por ele no mundo da IA

Fred Bruno, Neguinho da Beija-Flor, Drauzio Varella e chef Ivan Ralston foram convidados para testar o rival do ChatGPT. Fantástico testa DeepSeek e explica susto causado pelo aplicativo chinês no mundo da Inteligência Artificial
O chatbot chinês DeepSeek abalou o mundo da inteligência artificial esta semana. Ele prometeu fazer o mesmo que o concorrente americano ChatGPT só que de forma muito mais barata e provocou quedas de bilhões de dólares no valor de empresas de tecnologia dos EUA.
Para testar qual IA é melhor, o Fantástico reuniu personalidades de diferentes áreas: Fred Bruno, Neguinho da Beija-Flor, Drauzio Varella e o premiado chef de cozinha Ivan Ralston. Veja a reportagem completa no vídeo acima.
DeepSeek, ChatGPT e Gemini: o que cada IA faz melhor no dia a dia e as principais diferenças
O cérebro por trás do DeepSeek: quem é Liang Wenfeng?
Sucesso que abalou o mundo
O DeepSeek mexeu com os humores do mercado de tecnologia ao dar a noção de que é possível chegar lá gastando muito menos, explica Pedro Burgos, especialista em inteligência artificial.
Enquanto o treinamento do ChatGPT custou $ 100 milhões, o do DeepSeek diz que saiu por $ 6 milhões e usou bem menos tecnologia.
A queda provocada pelo chatbot americano nas ações de empresas americanas de tecnologia deixou o presidente Donald Trump em uma situação delicada.
Um dia depois da posse, o presidente dos EUA anunciou o que chamou de o ‘maior projeto de infra-instrutura de inteligência artificial da história’ e, menos de uma semana depois, veio o recorde de downloads do DeepSeek.
Burgos explica que o sucesso do DeepSeek foi uma demonstração de força muito grande, especialmente porque a China provou que é capaz de vários avanços em IA, mesmo com as sanções que dos EUA.
Em 2022, os EUA proibiram vendas dos chips mais poderosos feitos no país para a China.
Mas, segundo o especialista, essas restrições acabaram estimulando os chineses a avançarem na tecnologia.
O surgimento do DeepSeek pode ter sido uma surpresa, mas do avanço chinês em inteligência artificial, não foi, segundo In Hsieh, especialista em negócios Brasil-China
“Existe já o plano estratégico do governo chinês para se tornar a China com uma grande potência de IA”, destaca In Hsieh.
Mas esse avanço vem com ressalvas. É que o chatbot chinês se recusa a falar sobre temas sensíveis à política chinesa. Veja o teste realizado pelo g1.
Mas é possível contornar essa censura. Para isso, é necessário “colocar” o DeepSeek ‘dentro’ do seu computador e cortar a conexão com o servidor chinês, ou seja, mudar o seu data center.
“Quando eu rodo o DeepSeek no meu computador, ele não tem essas travas. Ele não tem problema em falar de ditadura, não tem problema em criticar a China”, descreve Burgos.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.

Mais Notícias