21 de janeiro de 2025

Defesa Civil alerta para calor intenso e chuvas nos próximos dias no estado de SP


Temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão sensação de tempo abafado em todo o território paulista. Pedestres na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo (SP)
FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
A Defesa Civil alertou nesta segunda-feira (20) que os próximos dias serão de calor intenso e pancadas de chuva isoladas em todo estado de São Paulo.
Conforme o órgão, as temperaturas elevadas, associadas à alta umidade, trarão uma sensação de tempo abafado em todo o território paulista.
Entre os destaques, as temperaturas máximas poderão atingir até 38°C, especialmente nas regiões oeste e norte do estado. A expectativa é a de que, até quarta-feira (22), o sol predomine, com poucas nuvens pela manhã, resultando em uma elevação significativa das temperaturas.
A partir de quarta-feira, haverá um aumento da nebulosidade e chuvas generalizadas, o que poderá aliviar o calor, diz a Defesa Civil. Para a capital paulista, a região metropolitana de São Paulo e as regiões de São José dos Campos e Marília, são esperadas máximas de 34ºC.
Parque do Ibirapuera
Paola Patriarca/g1
Temperaturas máximas e chuva
Para as regiões de Araçatuba e Presidente Prudente, as máximas podem chegar até 38°C. No entorno de Ribeirão Preto, Araraquara e Barretos, os termômetros podem registrar 37°C.
As regiões de Registro e São José do Rio Preto devem ter temperaturas máximas de até 36°C. Baixada Santista, Campinas e Bauru, devem registrar 35°C.
E para as áreas de Sorocaba e Franca, previsão de 33ºC. Na região de Itapeva, 32°C.
Mesmo com o calor intenso, durante a semana são esperadas pancadas de chuva isoladas, que podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e, em casos isolados, granizo, principalmente nas regiões que fazem divisa com o Paraná.
“Essas condições podem resultar em temporais localizados, aumentando o risco de transtornos em áreas já encharcadas. A Defesa Civil recomenda atenção especial nas áreas mais vulneráveis, devido ao risco de acumulados moderados de chuva”, diz o órgão.

Mais Notícias