24 de setembro de 2024

Defesa Civil de SP alerta para risco de novas queimadas no Vale e região

Alerta é válido até sexta-feira (27). Confira as orientações do órgão estadual. Defesa Civil de SP emite alerta para possibilidade de queimadas na primeira semana da primavera no Vale e região
Divulgação/Defesa Civil
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um novo alerta para a possibilidade de incêndios na região do Vale do Paraíba, que tem previsão de calor e tempo seco na primeira semana da primavera.
De acordo com o órgão estadual, a umidade relativa do ar deve registrar índices abaixo de 30% nesta semana – o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de, no mínimo, 60%. Já segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem bater os 38°C.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Esse cenário favorece a possibilidade de incêndios em áreas de vegetação. O alerta da Defesa Civil é válido pelo menos até sexta-feira (27), quando o calor deve ser amenizado.
“O Mapa de Risco de incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam a Defesa Civil no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em quase todas as faixas do estado”, informou o órgão estadual.
O alerta coloca a região em um estágio elevado para o risco de incêndios. Veja abaixo:
Alerta da Defesa Civil para a possibilidade de queimadas
Divulgação/Defesa Civil de SP
Orientações
Por conta do alerta, a Defesa Civil emitiu uma série de recomendações:
não colocar fogo em áreas de vegetação seca
não jogar bitucas de cigarro em beiras de rodovias
não realizar a limpeza da área rural utilizando técnicas com fogo
não queimar lixo
não soltar balão
Em relação à saúde, a Defesa Civil informou que é indispensável a hidratação constante e proteção do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais quentes do dia.
Além disso, é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias