De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, o nível acumulado considerado ‘muito alto’ prevê um volume de mais de 150 milímetros de chuva nos dois dias. Nível ‘muito alto’ de chuva deve atingir região nesta quinta (7) e sexta-feira (8)
Taba Benedicto/Agência O dia/Estadão Conteúdo
A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta, nesta quarta-feira (6), para nível de acumulado de chuva ‘muito alto’ no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
De acordo com o comunicado emitido pelo órgão, o nível acumulado considerado ‘muito alto’ prevê um volume de mais de 150 milímetros de chuva nos dois dias. As chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Em estado de atenção nos dois dias, a Defesa Civil anunciou o que o governo estadual deve instalar, na manhã desta quinta-feira, um gabinete de crise para garantir “pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas”.
Além da região do Vale do Paraíba, as cidades da região bragantina também estão com previsão de níveis de chuva muito altos até sexta-feira.
“Esse alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região Sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais”, explicou a Defesa Civil.
Veja abaixo as recomendações feitas pela Defesa Civil:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho durante a tempestade;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina