Órgão encaminhou mensagens e avisos sonoros para população da capital mineira neste domingo (1º). Alerta é etapa final de teste para ferramenta que deve entrar em vigor a partir de quarta-feira (4). Alerta da Defesa Civil enviado para os celulares
Reprodução
Moradores de Belo Horizonte receberam mensagens e apitos sonoros em celulares, na tarde deste domingo (1º), como parte de um teste do sistema Defesa Civil Alerta, desenvolvido pelo governo federal. O objetivo da iniciativa é sinalizar riscos de desastres e orientar quem mora em áreas vulneráveis (veja, abaixo, como funciona).
Nas redes sociais, algumas pessoas repercutiram o susto que levaram com o barulho e até fizeram memes. “Que susto” e “quase enfartei” foram as reações mais comuns dos usuários.
Defesa Civil testa alertas em celulares e moradores repercutem: ‘Que susto’
Reprodução/Redes sociais
Os avisos foram enviados automaticamente para aparelhos com tecnologia 4G ou 5G, mesmo em modo silencioso e sem cadastro prévio. A ferramenta será ativada nos estados do Sul e Sudeste a partir da próxima quarta-feira (4), com a expectativa de atender 113 milhões de brasileiros.
“A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda liberação do governo federal para utilizar a ferramenta, que tem como objetivo complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo”, comunicou a prefeitura da capital mineira.
Em agosto, 11 cidades já estavam contempladas com a tecnologia. Os municípios de Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ) foram os primeiros a recebê-la.
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, uma pesquisa apontou que 87% da população desses locais considerou satisfatória e positiva a implementação do alerta.
No sábado (30), o sistema também foi testado em 36 cidades do Rio Grande do Sul. O governo federal espera que o sistema esteja operando no país inteiro em 2025.
No fim de dezembro será feita uma reunião com representantes dos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste para alinhar a ampliação da tecnologia para as três regiões no próximo ano.
Como funciona o alerta
Alerta emitido pelo sistema da Defesa Civil
Reprodução/Redes sociais
A ferramenta, criada pela Defesa Civil Nacional e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), emitiu um bipe contínuo através da rede de sinal de telefonia celular.
Durante o teste, os telefones vibraram e emitiram um sinal sonoro com duração de cerca de 10 segundos. A mensagem de texto do alerta se sobrepõe ao conteúdo que estava sendo visualizado na tela, e o cidadão só consegue continuar utilizando o telefone depois que visualizar o conteúdo da mensagem abaixo:
Alerta extremo. Defesa Civil: DEMONSTRACAO do novo sistema de alerta de Emergencia em BELO HORIZONTE/MG. Mais informacoes, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA (a mensagem é neste formato em decorrência do número limitado de carácteres).
O alerta é recebido mesmo que o telefone esteja sem créditos ou configurado para o modo silencioso. Moradores de municípios vizinhos podem receber o aviso, em razão da proximidade das torres de sinal de telefonia, segundo a Defesa Civil.
Tipos de alerta
Há dois tipos de alertas no DCA, conforme severidade e finalidade: extremo e severo. Ambos são caracterizados por ameaças críticas à vida, à propriedade, a infraestruturas etc. A diferença entre eles é a urgência e o tipo de aviso.
Alerta extremo: a urgência é imediata, e a população precisa adotar medidas de autoproteção naquele exato momento. Emite um sinal sonoro semelhante a uma sirene;
Alerta severo: a urgência não é imediata, tendo a população um pouco mais de tempo para se preparar e se proteger. Sinal sonoro é um “beep” semelhante a um SMS.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: