4 de janeiro de 2025

Dengue: 600 pacientes com sintomas da doença são atendidos por dia em Sorocaba

Secretaria Municipal de Saúde informou que há possibilidade de subnotificação nos casos de dengue. Dengue: 600 pessoas com sintomas da doença são atendidas por dia em Sorocaba
Aproximadamente 600 pessoas são atendidos diariamente com sintomas de dengue na rede pública de saúde de Sorocaba (SP). Devido ao intenso fluxo de pacientes, a pasta alerta para uma subnotificação dos casos registrados.
📱 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Desde fevereiro, a cidade registra aumento no número de casos e atendimentos. Por isso, muitas fichas não estão sendo lançadas no banco de dados do Sistema Único de Sáude (SUS).
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde Daniela Silva, os profissionais levam aproximadamente 10 minutos para cadastrar uma única ficha de paciente, diagnosticado ou não com a doença.
“Nós fazemos uma triagem: são separados os positivos dos negativos. Todas as fichas positivas estão em ordem, e todos os pacientes monitorados, recebendo todas as ações necessárias no município. As fichas negativas são digitadas para o Ministério da Saúde, para saberem que estamos notificando. Então, não são 600 notificações que entram positivas, são, na verdade, 600 notificações por dia”.
Somente nos primeiros três meses de 2024, a cidade registrou 4.303 casos de dengue, sendo 4.171 autóctones – quando a doença é contraída dentro do município.
“A gente está com uma taxa de 35% de positividade”, diz Daniela. “Isso não significa que nós temos muitos pacientes, mas como estamos priorizando os positivos, parece que não têm negativos, que está dando mais positivos do que negativos, mas os negativos prevalecem, e na hora que a gente conseguir colocar estes dados em ordem, a gente vai ver a discrepância que tem”, complementa.
Segundo a coordenadora, a equipe pretende usar o feriado desta sexta-feira (29) para organizar estes dados, aproveitando o final de semana prolongado. A expectativa para regulariza-los é de até a metade da próxima semana, embora encontrem dificuldades. “Em tempo real a gente nunca vai conseguir”, menciona.
Outras dificuldades também fazem parte do processo, como fichas que constam um endereço diferente do cadastro: “Temos que fazer uma busca ativa desse paciente para descobrir onde ele está morando, até mesmo para a atuação da Zoonoses. A gente tem que saber se é da zona leste, da zona oeste”, explica.
A Secretaria Municipal de Saúde disse, por meio de um posicionamento, que há possibilidade de subnotificação nos casos de dengue.
Ampliação de atendimentos
No dia 4 de fevereiro, a prefeitura decretou situação de emergência devido ao surto de dengue em Sorocaba. O decreto, que tem duração de 90 dias, autoriza as equipes da Vigilância Epidemiológica a entrarem em imóveis abandonados e autuar moradores, além de permitir a contratação de profissionais temporários para atuar no combate à doença.
Segundo a prefeitura, três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) vão atender em horário ampliado para realização de exames, protocolo de hidratação de pacientes e atendimento de pessoas com sintomas da doença. São as unidades:
Fiori;
Hortência;
Simus.
As UBSs funcionarão das 7h às 22h, mas com exclusividade de atendimento a pacientes com sintomas de dengue das 19h às 22h.
O que é a dengue?
A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses. O vírus é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 — todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte. Veja quais são os principais sintomas da dengue:
Febre
Dor no corpo e articulações
Dor atrás dos olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Como saber se você está com dengue e se é grave
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias