Prefeitura fez o anúncio por meio das redes sociais nesta quinta-feira (14). Administração municipal fala em falta de soro e insumos para tratamento de infectados. A Prefeitura de Andradas confirmou a morte de um idoso de 72 anos por suspeita de dengue. O comunicado foi publicado pela administração municipal nesta quinta-feira (14). O óbito agora está em investigação. A cidade enfrenta falta de soro e insumos para tratamento – veja mais abaixo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conforme a prefeitura, o idoso era portador de comorbidades e residia em um dos bairros com alta infestação de focos da doença na cidade.
Veja também:
SES-MG confirma morte por dengue em Santo Antônio do Amparo; Ouro Fino tem duas mortes confirmadas pela prefeitura
Segundo a Secretaria de Saúde de Andradas, mais de 90 casos prováveis da doença têm sido notificados por dia no município na última semana. Desde o início deste ano, a prefeitura diz que já são quase 1,5 mil pessoas infectadas.
Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Sul de Minas tem 24,3 mil casos confirmados da doença. Até o momento, quatro mortes foram confirmadas e outras 33 estão em investigação. A de Andradas ainda não foi contabilizada entre as suspeitas pela SES.
Teste para identificação de dengue
Reprodução/EPTV
Prefeita com dengue
Uma das pessoas infectadas pela doença em Andradas é a prefeita Margot Pioli (Cidadania). Ela fez o anúncio pelas redes sociais oficiais dela.
“Informo a todos que fui diagnosticada com dengue e, por recomendação médica, precisarei cancelar alguns compromissos agendados para me dedicar à minha recuperação. Nossa equipe segue trabalhando nos projetos que impulsionam a cidade”, disse ela.
A prefeita foi diagnosticada na última terça-feira (12) e realiza o tratamento domiciliar.
Falta de soro e insumos
Devido ao aumento de casos prováveis e de confirmações, a administração municipal revelou que já existe falta de soro e insumos para tratar os infectados pela doença.
“Infelizmente, uma pessoa faleceu com suspeita de dengue em Andradas. Estamos em uma guerra e o sistema de saúde, tanto público como privado, irá entrar em colapso em Andradas, e no Brasil todo, nos próximos 15 dias. Já está faltando soro e insumos nas Unidades de Saúde para tratar as pessoas doentes. Precisamos muito do apoio da população para eliminar os focos de transmissão da doença, que estão no interior das residências”, alerta Josiane Valim Dias, Secretária de Saúde.
De acordo com a prefeitura, neste momento, os bairros com maior número de casos de dengue em Andradas são: Vila Graziane, Vila Leite, Jardim Bela Vista, Jardim Panorama, Jardim da Sóvis, Jardim Vitória, Jardim Panorama, Horto, Santo Antônio de Lisboa, Vila Samambaia e Jardim Primavera.
“O maior problema enfrentado em Andradas está no interior das residências da população andradense, devido ao alto índice de infestação de focos do mosquito da Dengue. De cada 100 imóveis, 10 têm focos do Aedes Aegypti”, explica Ana Beatriz Sasseron, Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde.
A prefeitura ressaltou que todos os bairros da cidade têm registros de pessoas contaminadas e/ou com suspeita da dengue.
Veja todos os vídeos do Sul de Minas:
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas