Ministério da Saúde aponta que processo de atualização das vacinas e atraso nas entregas por parte dos fornecedores causaram desabastecimento. Marília apresenta baixo estoque de vacinas contra a covid-19
Régis Rosa/TV TEM
A Prefeitura de Marília (SP) emitiu uma nota alertando a população sobre a escassez de doses da vacina contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
De acordo com o comunicado, o Ministério da Saúde (MS) informou que o motivo do desabastecimento ocorre em virtude do processo de atualização das vacinas contra as novas variantes da doença.
Um comunicado emitido no dia 17 de abril pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), do MS, pontuou que a aquisição dos novos imunizantes estão em processo avançado e que, assim que chegarem, as doses serão distribuídas aos estados, responsáveis pelo envio aos municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, a demora das análises da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o atraso nas entregas por parte dos fornecedores fizeram com que a distribuição nacional ficasse prejudicada, atrasando o fornecimento de vacinas para Covid-19 em todo o Brasil. Os estoques vão ser reabastecidos com as novas doses com as últimas cepas aprovadas pela Anvisa.
A nova estratégia de vacinação contra a Covid-19 para o ano de 2024, definida pelo Ministério da Saúde, já está em prática na cidade, com as seguintes medidas:
A vacina contra a Covid-19 foi incluída no calendário nacional de vacinação de rotina para as crianças entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias;
A vacina contra a Covid-19 passa a ser recomendada para grupos prioritários: pessoas com maior vulnerabilidade ou condição que aumenta o risco de forma grave da doença, com indicação de uma dose anual ou a cada seis meses, dependendo do grupo, independente do esquema vacinal prévio;
As pessoas que não receberam nenhuma dose da vacina e quiserem se vacinar podem iniciar o esquema vacinal, com a vacina recomendada para a faixa etária.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília.
Confira mais notícias do centro-oeste paulista: