Prefeituras facilitam negociação e retiram multas e juros para contribuinte ficar com as contas em dia. Portabilidade da dívida no cartão de crédito
Reprodução/TV Globo
Uma das datas mais importantes do comércio nos últimos anos serviu de base para as prefeituras de Barretos (SP) e Sertãozinho (SP) incentivarem moradores no pagamento de dívidas com os municípios.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
De descontos de até 100% em multas e juros em Barretos e parcelamento do valor da dívida no cartão de crédito em Sertãozinho, as administrações municipais aproveitaram a sexta-feira (29) para negociar.
LEIA TAMBÉM
Entenda como inflação e taxa de juros elevadas impactam Black Friday em Ribeirão Preto
Em Sertãozinho, alguns moradores devem para o Serviço de Água e Esgoto e a dívida chega a R$ 150 milhões.
Para tentar recuperar o prejuízo, o superintendente Leonídio de Oliveira Júnior explica que o órgão tem alternativas para que o morador fique com a conta em dia.
“Pode ser o pagamento via Pix, via cartão de crédito, hoje a pessoa vem aqui, deve R$ 1 mil, vai lá pagar e vai fazer o parcelamento no cartão de crédito. É uma facilidade que a gente está colocando”.
Vista de Sertãozinho, SP
Clayton Castelani/G1
Segundo ele, o dinheiro faz falta e poderia ser utilizado para investir em saneamento.
“O Saemas vive exclusivamente da receita que ele recebe de água e esgoto. Com essa receita ele paga todas as despesas operacionais dele, salários e serviços, e também os investimentos que tem de ser feito para melhorar a qualidade da água e também o abastecimento da água no município, então toda vez que a gente deixa de receber algum dinheiro, a gente diminui os nossos investimentos”.
Desconto de 100%
Em Barretos, os impostos municipais estão com desconto de 100% em multas e juros. O programa de parcelamento incentivado contempla dívidas acumuladas até o ano passado.
“Hoje é o último dia para parcelar em duas vezes, mas esta lei é vigente até o dia 27 de dezembro. Então a pessoa ainda pode pagar com 13º, usando o salário em dezembro e quitar as dívidas que ela tenha com o município”, diz Jaqueline Ladario, chefe do Departamento de Receita.
Prefeitura de Barretos, SP
Luciano Tolentino/EPTV
Segundo ela, esta é a chance de o morador sair da dívida ativa do município.
“Esse dinheiro compõe a receita própria do município e é aplicado em políticas públicas. Esse dinheiro é devolvido para a população na forma de serviços”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região