Criada no pós pandemia, a secretaria de desenvolvimento econômico nasceu com o propósito de gerar emprego e renda para a população economicamente ativa do município. Criação da feira livre, agora com espaço coberto.
Crédito: Divulgação
Com iniciativas voltadas principalmente à qualificação dos trabalhadores, o projeto treinou centenas de pessoas nas mais diversas áreas de atuação, de cursos de tecnologia a doces artesanais; de técnicas agrícolas a costura industrial. E culminou com a criação do centro de formação profissional permanente, que é mantido pela prefeitura em parceria com a iniciativa privada. Atualmente estão sendo capacitadas 45 trabalhadores a cada 60 dias.
Infra estrutura para a instalação de novas empresas
Crédito: Divulgação
Outras ações importantes foram implementadas, com a aquisição de uma área de 70.000 m2 para a ampliação do parque industrial local. Incentivos como aluguéis de galpões, convênios para certificações, iniciativas de apoio à produção agropecuária foram constantes no período e contribuiram significativamente na geração de empregos, vide a evolução nos empregos formais medida pelo CAGED – cadastro geral de empregados e desempregados elaborado pelo IBGE.
Foram abertas mais de 370 vagas de empregos com carteira assinada nos últimos 4 anos
Crédito: Divulgação
Na última segunda feira, dia 23/12 foi lançado mais um programa setorial de incentivo, uma completa consultoria para aa empresas do ramo alimentício de varejo.
Crédito: Divulgação
Durante 10 meses os pequenos comerciantes do segmento receberão treinamento com renomados chefes regionais, além de assessoria personalizada em temas como precificação, aprimoramento de equipe, apresentação dos cardápios, entre outros visando o desenvolvimento do setor de bares e restaurantes como importante ferramenta de alavancagem do turismo, tanto de negócios quanto de lazer. O programa denominado “Sabores e Encantos” (?) terá como atividade de conclusão o primeiro festival gastronômico de Monsenhor Paulo, a ser realizado em outubro de 2.025.
A prefeita Leticia Belato considerou o desenvolvimento econômico como um dos principais sucessos da gestão.
“Nada é mais compensador do que criar oportunidades para as pessoas se desenvolverem e prosperarem. O aumento de emprego e renda geram um círculo virtuoso, onde os resultados se multiplicam exponencialmente.”