17 de outubro de 2024

Deslizamento de terras é registrado na orla de Boa Vista do Ramos; VÍDEO

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (16) e não houve registro de vítimas, informou Defesa Civil do município. Deslizamento de terra atinge orla de boa Vista do Ramos – Imagens Reinaldo Campelo
Um deslizamento de terra foi registrado na orla do município de Boa Vista do Ramos, interior do Amazonas, na madrugada desta quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil do município, não houve registro de vítimas.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Apenas duas embarcações de pequeno porte foram danificados durante o deslizamento e ninguém ficou ferido, informou a Defesa Civil. Ainda de acordo com o órgão municipal, devido ao acidente a área da orla foi interditada. Também foi solicitada a remoção de embarcações do local.
Por meio de nota a prefeitura de Boa Vista do Ramos explicou que um decreto municipal publicado em maio deste ano já proibia a atracação de qualquer embarcação na orla da cidade.
“A medida foi tomada devido à falta de resistência suficiente da estrutura para suportar grandes esforços e foi solicitada pela própria empresa responsável pela obra, visto que o tempo de “cura” do muro após a construção é de pelo menos um ano. Em caso de descumprimento, os infratores serão notificados e, em caso de reincidência, poderão ser multados” , informou a nota.
Também por meio de nota, a Defesa Civil do Amazonas informou que tem reforçado o monitoramento continuo em todo o estado para mapear as áreas de risco, com alertas e orientações que estão sendo enviados aos municípios para que sejam implementadas planos de contingência em casos de fenômenos naturais.
LEIA TAMBÉM
Áreas com risco de deslizamento de terra começam a ser mapeadas em Beruri
Porto de Parintins apresenta rachaduras no solo e moradores temem deslizamento de terra
Outro caso recente no Amazonas
Em Manacapuru, um deslizamento de terras atingiu o Porto da Terra Preta, na cidade de Manacapuru, interior do Amazonas, no dia 7 de outubro. Na ocasião uma criança de 6 anos e um homem de 37 anos morreram, e outras dez pessoas ficaram feridas.
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), informou que vai investigar o deslizamento. O órgão informou que a 3ª Promotoria de Justiça já iniciou a coleta de provas e orientou a adoção de medidas urgentes para garantir a assistência adequada a todas as vítimas. Além de assegurar o atendimento imediato à população afetada, a investigação se concentrará em identificar os fatores que podem ter contribuído para o deslizamento e verificar se houve falhas nas ações preventivas.
Deslizamento de terra destrói parte do Porto da Terra Preta em Manacapuru

Mais Notícias