Análise é de Vitelio Brustolin, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador de Harvard. ‘Destino da Rússia depende neste momento das eleições nos EUA’, diz pesquisador
Vladimir Putin venceu a eleição russa e se manterá no poder até 2030. A informação foi confirmada pela TV estatal Russia-24.
Os resultados oficiais preliminares, segundo a TV estatal, confirmaram a vitória de Putin. Os resultados de pesquisas de boca de urna após o fim da votação indicavam o russo com cerca de 88% dos votos até por volta das 15h35 deste domingo (17).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na avaliação de Vitélio Brustolin, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador de Harvard, com esse resultado já esperado, o destino da Rússia está intimamente ligado às eleições nos Estados Unidos.
“O Putin é aliado do Trump. O Putin diz que o ocidente promove uma guerra híbrida contra ele, mas na verdade houve uma interferência russa nas eleições de 2016 nos EUA e isso foi confirmado pela CIA [agência de espionagem dos Estados Unidos] e pelo FBI [polícia federal do país]. Pessoas foram presas por causa disso”, afirma Brustolin.
Em entrevista no “Edição das 15h” na Globo News neste domingo (17) ele também explicou que essa interferência russa nas eleições americanas em 2016, conduzida com o objetivo de eleger Donald Trump, é um fator crucial nessa análise.
“Houve uma tentativa novamente em 2020. Então o destino da Guerra na Ucrânia neste momento depende mais das eleições nos Estados Unidos que nas eleições da Rússia, que já sabíamos o resultado antes delas acontecerem. Elas só aconteceram como jogo de cena”, destaca o pesquisador.
Presidente russo, Vladimir Putin, durante evento no Kremlin, em Moscow, na Rússia
Mikhail Klimentyev/ Sputnik/ Kremlin Pool Photo via AP
Putin faz alerta para possível conflito com armas nucleares
VÍDEOS: mais assistidos do g1