9 de janeiro de 2025

Desvendando Horizontes: Como os temas transversais enriquecem a jornada educacional

Inclusão de assuntos na matriz curricular busca integrar questões relevantes e significativas ao longo de diversas disciplinas. Os temas transversais são uma forma de abordagem educacional que permitem que conceitos dos demais componentes curriculares (disciplinas) sejam aplicados em contextos variados e de forma inter e transdisciplinar.

Divulgação
A partir destes “temas geradores”, é possível visualizar a conexão entre as diversas áreas do conhecimento e perceber que a “escola” não trata apenas do aprendizado de conteúdos isolados, mas sim da relação entre eles.
“As habilidades do século XXI, conforme descritas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), buscam estabelecer quais são os mínimos requisitos para que um cidadão seja capaz de atuar num mundo globalizado em constante mudança”, afirma a Prof. Vivien Ferenczy, do Colégio Positivo.
Para que uma pessoa possa ser bem sucedida pessoal, social e profissionalmente nesse contexto ela precisa demonstrar, para além de conhecimentos específicos de cada área, a capacidade de manipular recursos tecnológicos, trabalhar colaborativamente, identificar e interpretar fontes em diferentes mídias, entre outros.

Divulgação
“O trabalho com temas transversais permite que este conjunto de habilidades seja desenvolvido a partir de atividades em que os conceitos das ‘disciplinas tradicionais’ passem a ter relevância no contexto pessoal do estudante, aguçando a curiosidade e motivação, bem como promovendo a capacidade de avaliação crítica e produção de conteúdos relevantes em uma variedade de linguagens”, complementa a docente.
Inteligência emocional é valorizada por 34% das empresas na América Latina – O Futuro Agora
Aprendizagens visíveis permitem aos estudantes ter noção da própria evolução
No dia a dia do Colégio Positivo, os estudantes tomam conhecimento de seu próprio desenvolvimento por meio das aprendizagens visíveis: um conjunto de práticas educacionais que permite evidenciar possíveis estratégias de aprendizado.
Como desenvolver o hábito de estudar? – O Futuro Agora
Em termos gerais, explica a Prof. Vivien, elas buscam garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também compreendam o que estão aprendendo, podendo monitorar e comunicar seu próprio progresso.

Divulgação
“Isso implica tornar explícitos os objetivos de aprendizagem, os critérios de avaliação e os resultados esperados”, destaca. “Para além disto, nos permite munir os estudantes com técnicas que facilitem a comunicação deste aprendizado”.
Por que devemos incentivar a capacidade científica em crianças e jovens? – O Futuro Agora
As rotinas de pensamento visível apresentadas pelo Project Zero da Universidade de Harvard, nos EUA, por exemplo, são utilizadas como forma de comunicação visual desse progresso, ilustrando o caminho percorrido entre o ponto de partida e o ponto de chegada, as relações entre as partes e o todo, a variedade de perspectivas do grupo acerca de um tema, entre outros.

Divulgação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são integrados aos temas transversais
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) à ação para acabar com problemas que afetam a qualidade de vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Estas metas, inclusive, fazem parte da Agenda 2030 para o Brasil: data estabelecida como prazo para resolução dessas questões no território nacional. Dentro dos temas transversais, explica a Prof. Vivien, os ODSs são aplicados de forma que permita a sensibilização dos alunos com o tema.
“Na mesma medida em que sensibilizam os estudantes para as principais necessidades locais e globais, os objetivos permitem que, além de olhar para o mundo mais criticamente, eles mobilizem seus conhecimentos dos demais componentes curriculares na busca por soluções em micro e macro escala, façam projetos práticos de intervenção e coloquem em prática suas ideias”, avalia a professora.

Divulgação
LEIA MAIS EM: Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável | Para um Futuro Positivo | G1 (globo.com)
Pensar e atuar sobre os objetivos comuns de desenvolvimento permite que os estudantes se desenvolvam cognitivamente, reforça a Prof. Vivien: “alguns benefícios são a visão acerca da relevância dos conteúdos para a resolução de problemas práticos; socialmente, no trabalho colaborativo; estrategicamente, na negociação de soluções para tais questões; e comportamentalmente, a partir de ações práticas acerca destes objetivos”.

Mais Notícias