Inclusão de assuntos na matriz curricular busca integrar questões relevantes e significativas ao longo de diversas disciplinas. Os temas transversais são uma forma de abordagem educacional que permitem que conceitos dos demais componentes curriculares (disciplinas) sejam aplicados em contextos variados e de forma inter e transdisciplinar.
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A partir destes “temas geradores”, é possível visualizar a conexão entre as diversas áreas do conhecimento e perceber que a “escola” não trata apenas do aprendizado de conteúdos isolados, mas sim da relação entre eles.
“As habilidades do século XXI, conforme descritas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), buscam estabelecer quais são os mínimos requisitos para que um cidadão seja capaz de atuar num mundo globalizado em constante mudança”, afirma a Prof. Vivien Ferenczy, do Colégio Positivo.
Para que uma pessoa possa ser bem sucedida pessoal, social e profissionalmente nesse contexto ela precisa demonstrar, para além de conhecimentos específicos de cada área, a capacidade de manipular recursos tecnológicos, trabalhar colaborativamente, identificar e interpretar fontes em diferentes mídias, entre outros.
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“O trabalho com temas transversais permite que este conjunto de habilidades seja desenvolvido a partir de atividades em que os conceitos das ‘disciplinas tradicionais’ passem a ter relevância no contexto pessoal do estudante, aguçando a curiosidade e motivação, bem como promovendo a capacidade de avaliação crítica e produção de conteúdos relevantes em uma variedade de linguagens”, complementa a docente.
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Aprendizagens visíveis permitem aos estudantes ter noção da própria evolução
No dia a dia do Colégio Positivo, os estudantes tomam conhecimento de seu próprio desenvolvimento por meio das aprendizagens visíveis: um conjunto de práticas educacionais que permite evidenciar possíveis estratégias de aprendizado.
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Em termos gerais, explica a Prof. Vivien, elas buscam garantir que os alunos não apenas adquiram conhecimento, mas também compreendam o que estão aprendendo, podendo monitorar e comunicar seu próprio progresso.
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“Isso implica tornar explícitos os objetivos de aprendizagem, os critérios de avaliação e os resultados esperados”, destaca. “Para além disto, nos permite munir os estudantes com técnicas que facilitem a comunicação deste aprendizado”.
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As rotinas de pensamento visível apresentadas pelo Project Zero da Universidade de Harvard, nos EUA, por exemplo, são utilizadas como forma de comunicação visual desse progresso, ilustrando o caminho percorrido entre o ponto de partida e o ponto de chegada, as relações entre as partes e o todo, a variedade de perspectivas do grupo acerca de um tema, entre outros.
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Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são integrados aos temas transversais
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global da Organização das Nações Unidas (ONU) à ação para acabar com problemas que afetam a qualidade de vida de bilhões de pessoas ao redor do mundo. Estas metas, inclusive, fazem parte da Agenda 2030 para o Brasil: data estabelecida como prazo para resolução dessas questões no território nacional. Dentro dos temas transversais, explica a Prof. Vivien, os ODSs são aplicados de forma que permita a sensibilização dos alunos com o tema.
“Na mesma medida em que sensibilizam os estudantes para as principais necessidades locais e globais, os objetivos permitem que, além de olhar para o mundo mais criticamente, eles mobilizem seus conhecimentos dos demais componentes curriculares na busca por soluções em micro e macro escala, façam projetos práticos de intervenção e coloquem em prática suas ideias”, avalia a professora.
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LEIA MAIS EM: Conheça os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável | Para um Futuro Positivo | G1 (globo.com)
Pensar e atuar sobre os objetivos comuns de desenvolvimento permite que os estudantes se desenvolvam cognitivamente, reforça a Prof. Vivien: “alguns benefícios são a visão acerca da relevância dos conteúdos para a resolução de problemas práticos; socialmente, no trabalho colaborativo; estrategicamente, na negociação de soluções para tais questões; e comportamentalmente, a partir de ações práticas acerca destes objetivos”.