Homem recebeu atendimento médico na unidade prisional após se queixar de fortes dores na cabeça, mas não resistiu e morreu na segunda-feira (25); outros dois detentos do CDP também estão com a doença. Hospital de Base de Rio Preto (SP)
Divulagação
Um detento de 51 anos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Paulo de Faria (SP) morreu vítima de tuberculose em um hospital de São José do Rio Preto (SP), na segunda-feira (25).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o homem recebeu atendimento médico na unidade prisional após se queixar de fortes dores na cabeça nos dias anteriores.
De lá, foi encaminhado à Santa Casa de Paulo de Faria e, depois, ao hospital, no dia 13 de março, para mais exames. No mesmo dia, a direção do CDP fez uma busca ativa com outros detentos que tiveram contato com ele. Todos foram isolados e aguardam resultados dos exames.
Há dois detentos em tratamento de tuberculose e que estão na segunda fase – a de não transmissão. No presídio, segundo levantamento da SAP, há 1.157 presos, sendo a capacidade de 823.
O corpo dele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Um boletim de ocorrência foi registrado por morte suspeita. A Polícia Civil investiga o caso.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos também.
A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM