Segundo Secretaria de Justiça (Sejus), policiais penais deram várias ordens de parada antes do disparo, mas detento não obedeceu. Detento de 30 anos chegou a ser socorrido mas não resistiu. Detento leva tiro e morre ao tentar fugir de penitenciária em Linhares
Um detento do regime semiaberto da penitenciária regional de Linhares, no Norte do Espírito Santo, morreu baleado por um policial penal ao tentar fugir do local no sábado (20). Segundo a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Polícia Penal, Lucas Rodrigues Maio, de 30 anos, estava preso desde 2017 por roubo. O detento foi baleado após correr para chegar até o muro da unidade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo a Sejus, Lucas tentou fugir pelos fundos do presídio. A secretaria disse ainda que antes de disparar, os policiais deram diversas ordens de parada, que não foram obedecidas pelo detento.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Detento tentou fugir de penitenciária em Linhares, pulando o muro e acabou morrendo baleado
Reprodução/TV Gazeta
O detento recebeu os primeiros socorros ainda no presídio de Linhares e depois foi levado para o Hospital Rio Doce, mas não resistiu. O corpo foi levado para o Serviço Médico Legal (SML) da cidade e depois liberado para os familiares.
LEIA TAMBÉM:
Advogado é preso após matar vizinho em troca de tiros por causa de cachorro em Vitória
11 detentos serram cadeados e fogem de presídio em Vila Velha, ES
Criminosos ensinavam fabricação de armas caseiras e vendiam aulas pela internet no ES
Detento tentou fugir pulando muro que fica na parte de trás da penitenciária em Linhares, Norte do Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Corregedoria acompanha o caso
A secretaria comunicou o caso aos outros órgãos de Justiça e abriu um processo administrativo. A morte do detento durante a tentativa de fuga é acompanhado pela corregedoria.
O policial que efetuou o disparo foi afastado até que as investigações sejam concluídas. A identidade dele não foi divulgada. O policial penal se apresentou voluntariamente na delegacia e entregou a arma para a perícia da Polícia Científica.
Um inquérito foi aberto e o caso será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa. A Sejus lamentou a morte do detento e informou que está prestando apoio à família.
Policiais penais disseram que deram várias ordens de parada antes do detento tentar pular o muro da penitenciária
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo