O órgão explica que as infrações lavradas são emitidas e enviadas ao proprietário do veículo pelos Correios, contendo o código de barras para pagamento. Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), em Cuiabá
Reprodução/TVCA
Um esquema criminoso de envio de falsas notificações de trânsito está circulando nos celulares de motoristas em Mato Grosso. Os golpistas usam o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para enviar falsas notificações de multa ou suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (saiba mais sobre o golpe abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O Detran informou que não encaminha nenhum tipo de notificação via Correios com QR code. O órgão explica que as infrações lavradas são emitidas e enviadas ao proprietário do veículo pelos Correios, contendo o código de barras para pagamento. O QR code aparece somente quando o boleto é emitido pelo site do Detran-MT.
Quanto à suspensão da CNH, a notificação também é enviada via Correios, mas sem código de barras.
LEIA MAIS:
Solicitação de matrícula para creches de Cuiabá começa nesta terça-feira (5)
Justiça determina suspensão de empréstimo de R$ 139 milhões da Prefeitura de Cuiabá
O golpe
Os golpistas enviam falsas notificações de trânsito para os motoristas. As correspondências contém um QR code, que supostamente ofereceria maiores informações sobre a notificação. Mas, ele instala um programa malicioso, que pode roubar os dados pessoais e financeiros do celular das vítimas.
O Detran-MT alerta aos condutores a importância de utilizar sempre os canais oficiais para validar informações que chegam com identificação do órgão.
Antes de escanear qualquer QR code é importante verificar a autenticidade das informações pelo site oficial ou pelo disque Detran no número (65) 3615-4800 ou pelo Whatsapp (65) 9 9933-9318.