18 de outubro de 2024

Deu branco? Entenda como mix de emoções ‘buga’ a memória na hora do vestibular

Em excesso, as emoções podem dar aquela ‘bugada’ no cérebro e fazer tudo desaparecer. A dica para evitar o apagão é respirar. Deu branco no vestibular? Por que a ansiedade é importante e quando ela preocupa
O vestibulando estuda o ano todo e até se sente preparado para o grande dia. No entanto, basta abrir a prova e ler uma pergunta para todo aquele conhecimento desaparecer, como num passe de mágica. É o famoso e temido “deu branco”. 💭
🧠 E por que isso acontece? Segundo o psiquiatra Rafael Manrique, pós-graduado em ensino em saúde pela Unicamp, emoções em excesso podem ‘bugar o cérebro’ e acabar atrapalhando na hora da prova.
“Toda vez que a gente tá com o emocional muito alto, ele tende a sobrepor o racional. E vice-versa. Até em situações que não necessariamente são patológicas em que isso acontece, por exemplo, como quando estamos apaixonados”.
“As emoções sobrepõem a razão e deixamos de ver defeitos no outro, achando tudo bonito. Porque justamente aquele que é racional, que eu consigo pesar, vai estar desligado e isso também pode acontecer numa prova de vestibular”, destaca.
Ansiedade é vilã?
A ansiedade é a nova emoção antagônica de Divertida Mente 2. Mas, como dizem os especialistas, nem sempre é um sentimento negativo.
GETTY IMAGES via BBC
A animação Divertida Mente 2, que se tornou a maior arrecadação em bilheteria da história no Brasil, aborda as emoções e como elas podem aparecer no dia a dia. Entre elas, o destaque na sequência do longa vai para a ansiedade, que em um momento decisivo como do vestibular, pode ser uma vilã.
“Ansiedade é uma emoção humana, que compõe o hall de emoções humanas, que são naturais, como raiva, alegria, tristeza, nojo. A ansiedade é uma emoção evolutiva. Ela serve para a gente se situar, sentir perigo, antecipar possíveis desfechos negativos e assim se preparar”.
“O problema é quando a ansiedade passa de um determinado nível e aí ela fica completamente incapacitante, deixando a pessoa sem atitude e causando o branco, por exemplo”, explica.
São tantas emoções… mas não só elas
Além do excesso de emoção que pode vir à tona na hora da prova, questões como falta de uma boa rotina de sono e desorganização nos estudos também podem comprometer o desempenho do aluno no vestibular.
O coordenador e professor de Biologia do ensino médio do Colégio Oficina do Estudante, Luís Felipe Tuon, destaca esses e outros motivos que podem desencadear o temido branco.
“Falta de sono também, falta de organização de estudos, tudo isso pode contar seriamente no momento da prova. Uma pessoa mal descansada, que acaba não se organizando muito bem durante os estudos, na hora da prova também, isso pode prejudicar tanto quanto a sobrecarga de informações”, diz.
Segundo Tuon, a melhor estratégia para evitar o esquecimento na hora da prova é – por mais difícil que pareça – controlar a ansiedade, e isso só é possível se o estudante cuidar tanto da mente quanto do corpo.
“Tomar cuidado para não entrar em elevado grau de ansiedade, estresse, sempre se cuidando, cuidando do físico, da mente, fazendo exercícios físicos, simulando provas ao longo dos estudos, fazer provas anteriores dos vestibulares que você deseja passar, dormir bem. Isso é importante demais”, aconselha.
E como evitar a sensação de memória em branco?
Além de respirar, para evitar o branco no vestibular, os especialistas indicam:
manter-se hidratado (a)
realizar atividade física moderada
praticar meditações guiadas
assistir filmes e séries para relaxar
acreditar no seu processo de estudos ao longo do ano
usar roupa confortável no dia da prova
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região

Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Mais Notícias