Reconhecimento é concedido por meio do Bora Vacinar, fruto de parceria do Governo de Minas com Ministério Público com o objetivo de valorizar as prefeituras. Criança recebe vacina contra gripe
Carlos Bassan
Dezesseis das 122 cidades de Minas Gerais que foram premiadas com o “selo ouro” por atingirem a meta em 14 vacinas destinadas às crianças menores de um ano e com um ano de idade são da área de cobertura do g1 Grande Minas.
O reconhecimento é concedido por meio do Bora Vacinar, fruto de parceria do Governo de Minas com Ministério Público com o objetivo de valorizar as prefeituras que atingiram ou se aproximaram das metas de imunização.
Para conferir o selo são analisadas as coberturas das seguintes vacinas: BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral – D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.
A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%.
Foram agraciados com o selo ouro: Minas Novas, Varzelândia, Berizal, Claro dos Poções, Montezuma, Rubelita, São João do Pacuí, Cachoeira de Pajeú, Divisa Alegre, Comercinho, Monjolos, Santo Hipólito, Águas Vermelhas, Dom Bosco, Formoso e Natalânda.
“O sucesso dos programas de imunização no Brasil em anos anteriores acabou fazendo com que a própria população se descuidasse da questão da vacinação. Por isso, nosso esforço é maior ainda e precisamos muito da atuação dos prefeitos, secretários de saúde, coordenadores de vigilância, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, entre outros profissionais da ponta”, disse o o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, na cerimônia de entrega dos selos.
“As vacinas são uma das grandes conquistas da humanidade. Mas, infelizmente, vimos nos últimos tempos uma campanha de desinformação à população e muitas pessoas se recusando a vacinar. Temos que reverter esse quadro, que é muito complexo”, completou o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.