Baixa umidade foi registrada na Estação Meteorológica do Gama. No Plano Piloto, índice chegou a 14%, de acordo com Inmet. Fumaça, queimada, incêndio, fogo, seca DF (foto de arquivo)
TV Globo/Reprodução
O Distrito Federal registrou, nesta segunda-feira (2), 9% de umidade relativa do ar na Estação Meteorológica do Gama, batendo a marca de dia mais seco do ano. No Plano Piloto, a umidade chegou a 14%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Durante o dia, o DF teve 3.277.684,57 metros quadrados de áreas queimadas, e o Corpo de Bombeiros Militar registrou 71 incêndios florestais. O fogo consumiu áreas do Park Way, Samambaia, Gama e outras regiões administrativas.
Nesta terça-feira (3), o Inmet emitiu um alerta vermelho para baixa umidade das 13h às 16h. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12%, enquanto o ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%.
Corpo de Bombeiros registra 71 incêndios florestais no DF nesta segunda
Brasília está há mais de 130 dias sem chuvas, e ainda não se tem previsão de quando a estiagem vai acabar. De acordo com a Climatempo, a expectativa é de chuva entre a segunda quinzena de setembro e o início de outubro. Nesse período, as chuvas tendem a ser mais isoladas. Os meteorologistas esperam chuvas mais fortes só em outubro.
Hidratação
Em dias de calor, a recomendação dos médicos é para que se mantenha o corpo bastante hidratado. Em média, um adulto precisa beber 2 litros de água por dia. No entanto, a quantidade pode variar conforme o peso ou se a pessoa faz algum esporte, por exemplo.
Para calcular quanto você deve beber, basta multiplicar 35 ml pelo peso do seu corpo. Use a calculadora do g1 para fazer a conta:
Além de beber água, veja outras orientações para os dias mais secos:
🏃 🚫 Atividades físicas não são recomendadas
☀️🙅 Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia
💧 Use hidratante para pele e umidifique o ambiente
Em caso de dúvidas, a orientação é buscar mais informações junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
LEIA TAMBÉM:
CALORÃO: Setembro traz onda de calor ao DF; temperatura pode chegar a 36°C
VÍDEO: motoristas correm para tirar ônibus de perto de incêndio ao lado de terminal no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.