Ao todo, 14 unidades de saúde foram abertas no sábado (8) para atender o público infantil. Campanha termina na sexta-feira (14). Dia D da vacinação teve baixa adesão em Rio Branco
Divulgação
O “Dia D” de vacinação contra a poliomielite teve baixa adesão em Rio Branco. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde de Rio Branco, Socorro Martins, apenas 600 crianças, de até 4 anos, foram imunizadas. Ao todo, 14 unidades de saúde foram abertas no sábado (8) para atender o público infantil.
“Esperávamos estar com as unidades bem cheias, lotadas, como já foi anos atrás, fizemos uma divulgação, abrimos muitas unidades, então, a adesão foi baixa. Vacinamos cerca de 600 crianças para um quantitativo geral de 27 mil. Então, temos muito ainda a fazer para resgatar esse quantitivo que ainda não se vacinou”, lamentou a diretora de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins.
LEIA MAIS:
Mais de 72,7 mil crianças devem ser vacinadas contra poliomielite no Acre; campanha começa na segunda (27)
Poliomielite: AC tem cidade com apenas 17% de menores de 1 ano imunizados contra a doença; capital tem 54%
A campanha de vacinação iniciou no último dia 27 de maio e deve vacinar 72.728 crianças pertencentes ao público-alvo. Em Rio Branco, o público-alvo é composto por 27.069 crianças. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde da capital.
A imunização termina na próxima sexta-feira (14) . Para a campanha de 2024, a população-alvo inclui crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano serão vacinadas com a vacina inativada poliomielite (VIP), e as crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.
Ainda segundo Socorro, a capital acreana imunizou cerca de 3 mil crianças desde o início da campanha. “Falta mais de 24 mil crianças a serem imunizadas, o que é número muito grande porque temos só cinco dias de campanha, o tempo é curto observando o número de crianças. A vacina está disponibilizada em todas as unidades de saúde”, reforçou.
Com a baixa adesão, a coordenadora destacou que as equipes de saúde irão em algumas creches para atender as crianças. “Vão mandar o bilhetinho para os pais para irem nas creches mesmo vacinar os filhos. Vamos intensificar também a vacinação e o chamamento para os pais. Esse momento da campanha é único porque o Ministério da Saúde vai tirar essa dose de vacina, que é a gotinha da rotina. Devemos aproveitar essa última campanha de vacinação”, disse.
Veja a estimativa de público vacinado por faixa etária:
menor de um ano – 14.319
1 ano – 14.319
2 anos – 14.401
3 anos – 15.048
4 anos – 14.641
Poliomielite
A poliomielite é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores.
Não há cura para a poliomielite, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.
*Colaborou a repórter Melícia Moura, Da Rede Amazônica Acre.
Reveja os telejornais do Acre